Ribeirão Preto terá estudo inédito para identificar Covid-19 na população

Ribeirão Preto terá estudo inédito para identificar Covid-19 na população

Profissionais do Hospital das Clínicas e da Prefeitura irão até a casa de 700 pessoas a partir de sexta-feira, 1º

Cerca de 700 pessoas serão testadas para estimar o número total de infectados pelo novo coronavírus em Ribeirão Preto, a partir de sexta-feira, 1º. O estudo é promovido Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas (HC) em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde.

A ação será realizada por um grupo de profissionais treinados pela Secretaria da Saúde e pelo HC, com a utilização de 15 veículos identificados. “Sexta, sábado e domingo será feito um levantamento com 728 pessoas de Ribeirão Preto, dentre as quais serão selecionadas 685. Serão coletados exames nasais para identificar a presença de carga viral e também amostras de sangue, para que se possa identificar a fase de transição do vírus”, explicou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

“Nesse estudo, será feita uma amostragem aleatória, que tem a representatividade de todas as regiões da cidade de Ribeirão Preto. As residências já foram sorteadas, as equipes vão chegar a essas residências identificadas com o crachá do Hospital das Clínicas, vestindo um jaleco colorido, os carros que vão levar essas pessoas também estarão identificados e solicitamos à população que participe e aceite que sejam colhidos os materiais. Será examinada apenas uma pessoa por residência e essa pessoa também será sorteada aleatoriamente”, orientou o superintende do Hospital das Clínicas, Benedito Maciel.

Serão escolhidos voluntários de todas as regiões da cidade, com a finalidade de fornecer um mapa mais detalhado da doença na cidade. Para os que aceitarem participar, será disponibilizado um Termo de Consentimento Esclarecido e terão que responder a um questionário. 

Segundo o professor Fernando Bellissimo, que conduzirá o estudo, o levantamento foi desenhado para representar o que está acontecendo na população como um todo no município. 

"Com base nessas cerca de 700 pessoas, vamos podermos estimar o número atual de infectados pelo vírus Sars-CoV-2 ou que foram recentemente infectados. Essa informação será fundamental para o planejamento das próximas atividades, tanto na questão da saúde quanto na questão do distanciamento social e eventual abertura oportuna das atividades de comércio e indústria. Queria reforçar à população que receba nossos agentes, que lhes deem atenção, porque essa ação é fundamental para toda a população do município nesse momento”, explicou.

Leia mais:
Supera Parque de Ribeirão Preto é credenciado para testes do novo coronavírus

Região de Ribeirão Preto confirma mais uma morte em decorrência do coronavírus

Justiça derruba decreto que liberou reabertura de serviços em Ribeirão Preto

Secretaria Municipal de Saúde tem 514 profissionais afastados em Ribeirão Preto


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: