Secretaria Municipal de Saúde tem 514 profissionais afastados em Ribeirão Preto

Secretaria Municipal de Saúde tem 514 profissionais afastados em Ribeirão Preto

Segundo a pasta, são afastamentos preventivos de profissionais que integram o grupo de risco da Covid-19

Até esta sexta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto possui 514 servidores afastados em decorrência do novo coronavírus. Segundo a pasta, os afastamentos foram em caráter preventivo, de profissionais de todas as categorias da Saúde.  Os servidores afastados foram aqueles que integram o grupo de risco da doença, principalmente, os idosos.

Com isso, a Secretaria precisa investir em plantões para dar conta da demanda. "O Samu é um dos setores onde temos o maior gasto com plantões extra para manutenção da equipe em atividade", informou.

Além dos afastamentos preventivos, já há registros na cidade de afastamentos de profissionais que contraíram a Covid-19. Somando as duas unidades Hospital das Clínicas, foram 21 trabalhadores afastados, sendo que um já testou positivo para o coronavírus. No Grupo São Lucas, foram dois trabalhadores afastados, eles também atendiam em outros hospitais.

Contudo, a Prefeitura ainda não possuí o número exato de médicos e servidores da Saúde que contraíram a doença. "Não temos como quantificar, nesse momento,  os servidores afastados por suspeita de Covid-19. Os dados estão sendo contabilizados e serão divulgados assim que concluídos", informou.

Apesar de não possuir os dados exatos, o Sindicato dos Empregados da Saúde  de Ribeirão Preto (SINDEES) estima que na região de Ribeirão Preto, cerca de 8% dos profissionais de Saúde estão afastados, isso sem contar os médicos, que possuem Sindicato próprio e que também não dispõe dos números. 

Leia mais:
Ministério Público e Câmara vão investigar contratação de ambulâncias em Ribeirão

Médicos e pesquisadores da USP de Ribeirão Preto defendem o distanciamento social

HC de Ribeirão Preto recebe doação de R$ 1,5 milhão para combate ao coronavírus

Hemocentro de RP desenvolve técnica que pode auxiliar no tratamento da Covid-19


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: