Sem atualização no Plano São Paulo, Ribeirão Preto permanece na Fase Laranja

Sem atualização no Plano São Paulo, Ribeirão Preto permanece na Fase Laranja

Ficam mantidas as regras divulgadas na última sexta-feira, 5

Sem uma atualização por parte do governo estadual, Ribeirão Preto e os outros 25 municípios que compõe a Diretoria Regional de Saúde (DRS) XIII, permanecem na Fase Laranja do Plano São Paulo.

A próxima atualização deve ocorrer na sexta-feira, 19 de fevereiro. Até lá, ficam mantidas as medidas de distanciamento social divulgadas na última sexta-feira, 5.

Regras

Shoppings, galerias e estabelecimentos congêneres podem funcionar com capacidade limitada a 40%, até oito horas por dia e com limite de abertura até 20h. Para o comércio e serviços, as regras são as mesmas.

Também segue permitido o consumo local em bares e restaurantes, que devem atender com capacidade de até 40%, oito horas por dia, até as 20h. O consumo vale exclusivamente para clientes sentados e ficará permitido o atendimento até 22h para os clientes que já estiverem no local.

Já as academias e salões de beleza, podem funcionar no horário estipulado em alvará de funcionamento, desde que atendam 40% de sua capacidade de público.

O setor de eventos deve operar com capacidade limitada a 40%, horário de até oito horas por dia e limite até 20h. Assentos devem ser marcados e é preciso controle de acesso, além de proibição de público em pé.

Ranking de vacinação

Durante a coletiva desta sexta-feira, o governo estadual divulgou o ranking dos município com mais de 100 mil habitantes que mais vacinaram até o momento. Ribeirão Preto está fora do ranking das 10 cidades que mais vacinaram.

Respectivamente, os municípios que mais vacinaram em relação à população foram:  São Caetano do Sul, 8,1%; Catanduva, 7,2%; Botucatu, 7%; Barretos, 6,3%; Santos, 5,8%; São José do Rio Preto, 5,7%; Jaú 5%; Araçatuba 5%, Araraquara 4,9%; e Marília 4,8%. Ribeirão Preto chegou a ocupar a 4ª posição no ranking, mas depois caiu para a 7ª e agora está fora do top 10.

Até o momento, com 27.560 doses aplicadas, Ribeirão Preto vacinou 3,8% da sua população. Apesar disso, a vacinação no município está acima da média geral do estado, que é de 2,8%. Ao todo, no Estado de São Paulo, 1,3 milhão de pessoas foram vacinadas.

Segunda dose

Ainda durante a coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a enfermeira Mônica Calazan, primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Brasil, recebeu a segunda dose da Coronavac. A cerimônia simbólica marca o início da aplicação da segunda dose do imunizante nos profissionais de saúde. 


Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: