Teleconsulta é aliada para avaliação precoce dos sintomas da Covid-19

Teleconsulta é aliada para avaliação precoce dos sintomas da Covid-19

Sistema Hapvida, do qual o Grupo São Francisco faz parte, já realizou 40 mil consultas para pacientes das cinco regiões do Brasil, desde abril

Sintomas como febre, diarreia, dores de cabeça, coriza, tosse seca ou falta de ar merecem atenção redobrada e rápida durante a pandemia do novo coronavírus. Principais sinai da Covid-19, os sintomas podem ser avaliados também pelo serviço de teleconsulta, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina desde março.

Desde abril, o Sistema Hapvida - do qual o Grupo São Francisco faz parte - oferece o serviço para pacientes com sintomas do novo coronavírus e de urgência simples. Em todo o Sistema já foram realizadas mais de 40 mil consultas, para pacientes das cinco regiões do Brasil.

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A ideia, como explica José Luciano Monteiro Cunha, diretor corporativo de Telemedicina do Sistema Hapvida, é promover mais conforto e segurança ao beneficiário, que no conforto de casa pode ter acesso à consulta médica, avaliação de sintomas e, se necessário, receita médica e atestado. Inclusive, podem ser realizadas novas consultas para o acompanhamento da evolução do paciente.

"Quando os sintomas são muitos graves, as pessoas devem buscar uma unidade hospitalar, caso contrário, por meio da teleconsulta, o médico vai avaliar o paciente e solicitar, se preciso, que vá até uma unidade para um tratamento mais específico. Isso evita a ida desnecessária a uma emergência quando apresentam sintomas leves que podem ser tratados em casa", enfatiza.

Vale reforçar, ainda, que a recomendação do Ministério da Saúde é só ir ao hospital ou pronto atendimento em casos de urgência para evitar contágio com outras doenças. É importante lembrar que a Covid-19 pode causar sintomas que não são necessariamente gripais, como diarreia, dor de barriga, dor óssea e articular. "Dois sintomas que são muito associadas à Covid-19 é a perda do olfato e paladar, tornando muito característico e aumentando a suspeita da presença do coronavírus", aponta o médico infectologista do Hapvida, Fernando Chagas. Outro sintoma que é tido como oculto para coronavírus, ocorre na pele. "Isso é o que chamamos de exantema, que são manchas que se espalham pela pele e se assemelha as manchas da dengue, podendo vir a gerar coceira, mas de um modo geral, não coça e não é um sintoma tão comum. É só um sintoma a mais que pode ser desenvolvido ou não", destaca o infectologista.

Para o paciente ter acesso ao serviço oferecido pelo Sistema Hapvida, tanto para teleconsulta de urgência simples como de Covid-19, basta acessar o site do Grupo São Francisco, https://www.saofrancisco.com.br/. O serviço funciona todos os dias, 24 horas.

O serviço de teleconsulta foi desenvolvido pelas equipes internas do Sistema Hapvida, como Inovação, TI e Diretoria de Gestão Empresarial (DGE), além da Maida.health, holding de tecnologia, para acompanhar a saúde dos clientes e junto com a população combater o novo coronavírus.

De acordo com o Gerente de Produtos da Maida.health, Luiz Gonzaga, a teleconsulta sempre foi uma aposta da empresa, que após a regulamentação do Ministério da Saúde se tornou possível. "Aliamos a tecnologia de mercado ao nosso time de médicos e gestores para oferecer uma plataforma completa, ou seja, teleconsulta direta, com suporte a prontuário, seguimento multiprofissional, prescrição validada por certificados digitais, médicos treinados e acompanhados, indicadores de performance etc. O objetivo aqui é entregar de forma digital a mesma experiência que você tem em uma consulta real, não apenas a conversa com o médico", explica.


Foto: Reprodução/ Assessoria São Francisco

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