Todo o Estado de São Paulo entrará na Fase Vermelha, determina governador

Todo o Estado de São Paulo entrará na Fase Vermelha, determina governador

Para conter pior momento da pandemia, todos os municípios deverão adotar as medidas mais rígidas do Plano São Paulo

*Matéria atualizada às 13h50

Todo o Estado de São Paulo deverá entrar na Fase Vermelha a partir de sábado, 6. A medida foi determinada nesta quarta-feira, 3, pelo governador João Doria (PSDB), durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. Além disso, fica mantido o toque de restrição, a partir de agora, das 20h às 5h. As medidas são válidas até o dia 19 de março. Uma coletiva de imprensa foi marcada pela Prefeitura de Ribeirão Preto para as 17h desta quarta-feira, 3, para esclarecer as novas regras no município.

O endurecimento do Plano São Paulo tem como objetivo conter o avanço da pandemia do coronavírus que está em seu pior momento desde o seu início. O governador criticou a condução do enfrentamento à pandemia do governo federal e, em específico, do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Triste realidade de um país que é comandado por um negacionista. [...] Parte dessa tragédia se deve à falta de coordenação, de liderança, de hombridade. Triste Brasil que tem que suportar alguém com esse comportamento", criticou Doria. 

Doria ainda alertou que as próximas duas semanas deverão ser as mais difíceis da pandemia desde o seu início. Como exemplo, ele citou os recordes de mortes e casos na última terça-feira. No Brasil, foram 1.726 mortes, sendo 468 somente em São Paulo. O Estado também internou um paciente a cada dois minutos nas últimas 24 horas.
"Isso não é normal, isso não é banal, não o é 'gripezinha', é uma tragédia. E que pode ser ainda pior se não tomarmos medidas", ressaltou Doria.

A Prefeitura de Ribeirão Preto convocou uma entrevista coletiva para às 17h desta quarta-feira para divulgar as novas regras para o município. Até o momento, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) segue com a decisão de manter Ribeirão Preto na Fase Laranja, contrariando o governo estadual. A atitude de Nogueira culminou em uma denúncia de improbidade administrativa pelo Ministério Público. 

Segundo o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, as escolas estaduais permanecerão abertas. Já as municipais, seguem sem data prevista para retorno após decisão da justiça.

Fase Vermelha

Com a medida, todos os serviços considerados não essenciais deverão fechar as portas. Com isso, devem interromper as atividades até o dia 19 de março: shoppings, comércio em geral, consumo local, bares, restaurantes. 

Porém, os seguintes serviços poderão funcionar:

- Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal

- Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local

- Restaurantes e similares: permitido serviços de retirada, entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru).

- Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção ? Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos

- Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais

- Segurança: serviços de segurança pública e privada

- Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens

- Construção civil e indústria: sem restrições 

Em Ribeirão Preto, devido a um decreto da Prefeitura, academias e salões de beleza são consideradas atividades essenciais. Mais detalhes serão divulgados pela Prefeitura às 17h.

Leia mais:

Taxa de ocupação nas UTIs Covid chega a 89,6% em Ribeirão Preto nesta quarta, 3


Imagem: Revide

Compartilhar: