Confira 10 obras  para refletir sobre o Dia da Consciência Negra

Confira 10 obras para refletir sobre o Dia da Consciência Negra

Filmes, séries e documentários que debatem temas relacionados ao racismo

Como forma de refletir sobre Dia Nacional da Consciência Negra, neste sábado, 20, o Portal Revide separou 10 obras que abordam temas como o racismo, a história e a luta de negros e povos africanos. 

Confira abaixo alguns filmes para refletir neste dia:

01) Doutor Gama

Doutor Gama é um filme biográfico sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama. Ele utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 pessoas durante sua vida. 
Ano: 2021
Tempo de duração: 1h20min

02) Diários de Classe
O filme "Diários de Classe" acompanha o cotidiano de três mulheres, sendo uma jovem trans, uma mãe encarcerada e uma empregada doméstica que estudam em centros de alfabetização para adultos, em Salvador, na Bahia. O filme mostra o dia a dia dessas personagens que buscam um futuro melhor por meio dos estudos.
Ano: 2019
Tempo de duração: 1h16min

03) A última abolição 
O documentário "A última abolição" mostra uma retrospectiva e outra perspectiva da abolição da escravidão no Brasil. Ele questiona e afirma que não foi somente a assinatura da Lei Áurea que libertou os escravizados e que levou à democracia racial. Além disso, são apresentados personagens que lutaram desde a época da escr até a implementação do Dia da Consciência Negra.
Ano: 2018
Tempo de duração: 1h22min

04) Ó paí, Ó

Baseado em uma peça de teatro, o filme "Ó paí, Ó" explora a realidade de um cortiço no centro histórico do Pelourinho, em Salvador, na Bahia. Em meio a alegria do Carnaval e as brigas do dia a dia, o filme denuncia conflitos raciais, violência e desigualdade contra a população negra da cidade.
Ano: 2007
Tempo de duração: 1h36min

05) Dentro da minha pele
Dentro da Minha Pele é um documentário  humano e poético que apresenta nove pessoas comuns, com diferentes tons de pele negra, apresentam seu cotidiano na cidade de São Paulo, mas que compartilham situações de racismo estrutural que ainda se agarra às raízes da sociedade brasileira e é visto no ambiente de trabalho, nas relações familiares e na política. 
Ano: 2020
Tempo de duração: 1h25min

06) Cara gente branca 
A séria "Cara gente branca" traz uma reflexão inteligente e bem humorada sobre temas polêmicos como racismo, privilégio branco, homofobia e agressão étnicas. Os personagens discutem assuntos extremamente importantes, tanto para a comunidade afroamericana quanto para pessoas brancas, com um leve tom satírico e cômico.
Ano: 2017

07) Eu não sou seu negro
O documentário "Eu são sou seu negro" é baseado no livro de James Baldwin e dirigido pelo cineasta haitiano Raoul Peck, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior.
Ano: 2016
Tempo de duração: 1h34min

08) Faça a coisa certa
Nesse filme "Faça a coisa certa", Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele decora o estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, porém, certo dia, o ativista local Buggin’ Out vai até a pizzaria para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem negros na “Parede da Fama”. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.
Ano: 1989
Tempo de duração: 2h

09) Estrelas além do tempo

O filme "Estrelas além do tempo" conta a história real das cientistas afro-americanas da NASA, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que foram essenciais para que o primeiro homem americano fosse ao espaço, em plena Guerra Fria e corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. 
Ano: 2017
Tempo de duração: 2h07min

10) Imitação da vida
No filme “Imitação da vida”, Lana Turner, é atriz e mora com a doméstica negra e a filha dela, que se faz passar por branca negando a origem.
Ano: 1959
Tempo de duração: 2h05min

Leia mais:
Luta contra o racismo - Entrevista com a advogada Luana Karla De Souza Arantes
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: