
Confira os palpites para as principais categorias do Oscar 2020
Pessoas ligadas ao audiovisual em Ribeirão Preto contam para quem vai a torcida na premiação
Na noite deste domingo, 9, será realizada a cerimônia do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O Portal Revide quis saber para quais filmes e atores vai a torcida de três pessoas ligadas à produção audiovisual em Ribeirão Preto.
Conversamos com Tato Siansi, responsável pelo filme "Mal Nosso"; o diretor e roteirista, João Vítor Zanato e a cineasta e fotógrafa, Bárbara Bichuette.
Melhor Filme
Tato: "Parasita. Minha torcida fica para esse filme que está fora do eixo das gigantes produções internacionais. Feito com um orçamento considerado baixo e sem atores renomados com ótimo roteiro e uma grande crítica social.".
Bárbara: "Minha aposta este ano vai para 'Parasita'. Filme extremamente bem elaborado, com diálogos bem construídos, muita sensibilidade e uma transição harmônica entre os gêneros"
Zanato: "Na categoria principal, temos 9 ótimos longas disputando a estatueta de Melhor Filme. Dentre os indicados, a corrida está entre o britânico “1917” e o sul-coreano 'Parasita'. Apesar da genialidade de 'Parasita', creio que '1917' sairá como o grande vencedor. Acho uma vitória bonita e justa! O longa de Sam Mendes é tecnicamente impecável, proporcionando uma verdadeira experiência ao espectador. É o meu favorito, mesmo gostando muito dos demais indicados."
Melhor Diretor
Tato: "Sam Mendes. Conseguiu colocar o público como um membro do filme, com a técnica do plano sequência (quase imperceptível os cortes). Apesar de ser mais uma história de guerra já vista antes, conseguiu elevar a trama com sua direção."
Bárbara: "Tá aí outra categoria onde foi difícil fazer uma análise justa entre os indicados. Meu palpite dessa vez vai para Sam Mendes, diretor de ' 1917'. Um dos meus filmes favoritos que, pela excelente direção, conquistou o público e acarretou vencer, até então, sete premiações e ser indicado a dez categorias no Oscar 2020"
Zanato: "Na categoria de Melhor Diretor, teremos, mais uma vez, a vitória de um homem, já que a Academia ainda continua a esnobar diretoras mulheres na premiação. Quem levará a estatueta – merecidamente, na minha opinião – é Sam Mendes, diretor de '1917' e do clássico 'Beleza Americana'. O trabalho dele é de encher os olhos, realizando um filme todo pautado em lindos planos-sequência. Como fã de cinema, fiquei encantado com o feito de Mendes neste ano. Impressionante!"
Melhor Atriz
Tato: "Scarlett Johansson. Embora não seja a favorita a ganhar o prêmio, minha torcida é para Scarlett Johansson, pela rara dupla indicação de melhor atriz em “História de um casamento”, e atriz coadjuvante em Jojo Rabbit. Sempre achei Johansson uma atriz que consegue interpretar papéis muito diferentes um do outro."
Bárbara:"Fiquei com muita dúvida nessa categoria e, de fato, estou dividida entre Scarlett Johansson e Renée Zellweger. Mas estou com uma expectativa muito alta para Scarlett Johansson, gostaria muito que ela levasse o Oscar de melhor atriz. Uma carreira tão diversificada merecia reconhecimento pela Academia, e em 'História de um Casamento' ela não deixa a desejar, simplesmente impecável"
Zanato: "A vitória de Renée Zellweger parece certa na categoria de Melhor Atriz, visto o trabalho lindo dela interpretando Judy Garland. Sua performance é detalhista, cheia de nuances e camadas. Fiquei muito emocionado com o trabalho de Zellweger. Não posso deixar de comentar o absurdo da ausência de Lupita Nyong’o entre as indicadas. Sem dúvidas, a atuação de Lupita em “Nós” foi um dos maiores acontecimentos de 2019."
Melhor Ator
Tato: "Joaquin Phoenix. Um filme que necessita somente de um ator para contar toda uma história foi feito com louvor por Joaquin. Mostrou em seu papel o “eu” de um psicopata, que muitas vezes é a cria de uma sociedade que não consegue olhar melhor para o próximo."
Bárbara: "Meu palpite vai para Joaquim Phoenix, que nos entregou uma interpretação incrível em 'Coringa', com uma atuação impecável na qual transmitiu com clareza e maestria os sentimentos de um dos personagens mais complexos do cinema e das HQs."
Zanato: Nas categorias de atuação, os vencedores já estão praticamente definidos, especialmente devido às premiações que antecederam no Oscar deste ano, as quais já sinalizaram os nomes de Joaquin Phoenix e Renée Zellweger como Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. Joaquin está arrebatador no ótimo “Coringa”, fazendo a performance de sua vida. Acho muito difícil o ator não levar o prêmio. Joaquin, além da excelente atuação, nos mostrou o quanto mudou fisicamente para o personagem, característica que sempre chama a atenção dos votantes da Academia. ,
Brasil na disputa
O documentário "Democracia em Vertigem", dirigido por Petra Costa e disponível na Netflix, foi o única produção brasileira indicada para o Oscar 2020. O filme narra o ponto de vista da documentarista sobre os episódios que envolveram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e os desdobramentos na política brasileira.
O trabalho concorre na categoria melhor Documentário de Longa-Metragem. "Democracia em Vertigem" concorre com outras 4 produções: Honeyland, For Sama, Indústria Americana e The Cave.
Imagem: Divulgação