Confira os palpites para as principais categorias do Oscar 2020

Confira os palpites para as principais categorias do Oscar 2020

Pessoas ligadas ao audiovisual em Ribeirão Preto contam para quem vai a torcida na premiação

Na noite deste domingo, 9, será realizada a cerimônia do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O Portal Revide quis saber para quais filmes e atores vai a torcida de três pessoas ligadas à produção audiovisual em Ribeirão Preto.

Conversamos com Tato Siansi, responsável pelo filme "Mal Nosso"; o diretor e roteirista, João Vítor Zanato e a cineasta e fotógrafa, Bárbara Bichuette.

Melhor Filme

Tato: "Parasita. Minha torcida fica para esse filme que está fora do eixo das gigantes produções internacionais. Feito com um orçamento considerado baixo e sem atores renomados com ótimo roteiro e uma grande crítica social.".

Bárbara: "Minha aposta este ano vai para 'Parasita'. Filme extremamente bem elaborado, com diálogos bem construídos, muita sensibilidade e uma transição  harmônica entre os gêneros"

Zanato: "Na categoria principal, temos 9 ótimos longas disputando a estatueta de Melhor Filme. Dentre os indicados, a corrida está entre o britânico “1917” e o sul-coreano 'Parasita'. Apesar da genialidade de 'Parasita', creio que '1917' sairá como o grande vencedor. Acho uma vitória bonita e justa! O longa de Sam Mendes é tecnicamente impecável, proporcionando uma verdadeira experiência ao espectador. É o meu favorito, mesmo gostando muito dos demais indicados."

Melhor Diretor

Tato: "Sam Mendes. Conseguiu colocar o público como um membro do filme, com a técnica do plano sequência (quase imperceptível os cortes). Apesar de ser mais uma história de guerra já vista antes, conseguiu elevar a trama com sua direção."

Bárbara: "Tá aí outra categoria onde foi difícil fazer uma análise justa entre os indicados. Meu palpite dessa vez vai para Sam Mendes, diretor de ' 1917'. Um dos meus filmes favoritos que, pela excelente direção, conquistou o público e acarretou vencer, até então, sete premiações e ser indicado a dez categorias no Oscar 2020"

Zanato: "Na categoria de Melhor Diretor, teremos, mais uma vez, a vitória de um homem, já que a Academia ainda continua a esnobar diretoras mulheres na premiação. Quem levará a estatueta – merecidamente, na minha opinião –  é Sam Mendes, diretor de '1917' e do clássico 'Beleza Americana'. O trabalho dele é de encher os olhos, realizando um filme todo pautado em lindos planos-sequência. Como fã de cinema, fiquei encantado com o feito de Mendes neste ano. Impressionante!"

Melhor Atriz

Tato: "Scarlett Johansson. Embora não seja a favorita a ganhar o prêmio, minha torcida é para Scarlett Johansson, pela rara dupla indicação de melhor atriz em “História de um casamento”, e atriz coadjuvante em Jojo Rabbit. Sempre achei Johansson uma atriz que consegue interpretar papéis muito diferentes um do outro."

Bárbara:"Fiquei com muita dúvida nessa categoria e, de fato, estou dividida entre Scarlett Johansson e Renée Zellweger. Mas estou com uma expectativa muito alta para Scarlett Johansson, gostaria muito que ela levasse o Oscar de melhor atriz. Uma carreira tão diversificada merecia reconhecimento pela Academia, e em 'História de um Casamento' ela não deixa a desejar, simplesmente impecável"

Zanato: "A vitória de Renée Zellweger parece certa na categoria de Melhor Atriz, visto o trabalho lindo dela interpretando Judy Garland. Sua performance é detalhista, cheia de nuances e camadas. Fiquei muito emocionado com o trabalho de Zellweger. Não posso deixar de comentar o absurdo da ausência de Lupita Nyong’o entre as indicadas. Sem dúvidas, a atuação de Lupita em “Nós” foi um dos maiores acontecimentos de 2019."

Melhor Ator

Tato: "Joaquin Phoenix. Um filme que necessita somente de um ator para contar toda uma história foi feito com louvor por Joaquin. Mostrou em seu papel o “eu” de um psicopata, que muitas vezes é a cria de uma sociedade que não consegue olhar melhor para o próximo."

Bárbara: "Meu palpite vai para Joaquim Phoenix, que nos entregou uma interpretação incrível em 'Coringa', com uma atuação impecável na qual transmitiu com clareza e maestria os sentimentos de um dos personagens mais complexos do cinema e das HQs."

Zanato: Nas categorias de atuação, os vencedores já estão praticamente definidos, especialmente devido às premiações que antecederam no Oscar deste ano, as quais já sinalizaram os nomes de Joaquin Phoenix e Renée Zellweger como Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. Joaquin está arrebatador no ótimo “Coringa”, fazendo a performance de sua vida. Acho muito difícil o ator não levar o prêmio. Joaquin, além da excelente atuação, nos mostrou o quanto mudou fisicamente para o personagem, característica que sempre chama a atenção dos votantes da Academia. ,

Brasil na disputa

O documentário "Democracia em Vertigem", dirigido por Petra Costa e disponível na Netflix, foi o única produção brasileira indicada para o Oscar 2020. O filme narra o ponto de vista da documentarista sobre os episódios que envolveram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e os desdobramentos na política brasileira.

O trabalho concorre na categoria melhor Documentário de Longa-Metragem. "Democracia em Vertigem" concorre com outras 4 produções: Honeyland, For Sama, Indústria Americana e The Cave.


Imagem: Divulgação

Compartilhar: