De volta para o Futuro completa 30 anos

De volta para o Futuro completa 30 anos

Saiba quais previsões deram certo e errado de acordo com o apresentado na trama inicial

Há 30 anos, uma viagem para o futuro levou os personagens Dr. Brown, Marty McFly e sua namorada, Jeniffer Parker, para o futuro. No filme, era dia 21 de outubro de 2015 (na realidade, esta nesta quarta-feira) quando essa turma chegou à cidade de Hill Valley, na Califórnia, 30 anos à frente do seu tempo. Isto só confirma que o futuro já é o presente.

Dirigido por Robert Zemeckis e com Michael J. Fox e Christopher Lloyd no elenco, Back to the Future (nome original) conta a história de um jovem que aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista em um Delorean (carro de modelo americano) e assim retorna aos anos 50. Lá conhece sua mãe, antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

Em clima de comemoração do aniversário de 30 anos do primeiro filme da saga “De Volta para o Futuro” o Portal Revide selecionou algumas previsões que deram certo e que deram errado, de acordo com o filme de 1985.

1. Mr. Fusion - A tecnologia adotada por Dr. Brown chamada de Mr. Fusion seria algo que revolucionaria o planeta com seu sistema de reaproveitamento do lixo orgânico e reciclável. Todo material descartado neste equipamento seria transformado em energia. Não virou realidade.

2. Carros Voadores - Em 2015 ainda não foi criado um carro voador capaz de trafegar pelos ares do planeta. Entretanto, há alguns projetos de carros que se tornam aviões e outros que são similares a drones, mas será que o ser humano teria responsabilidade ao dirigir aacima do chão?

3. Drone – O filme foi o primeiro a lançar a ideia de drone voador.

4. Previsão do tempo – O ser humano ainda não consegue controlar a previsão do tempo. É claro que as previsões do tempo são bem aproximadas, no entanto, não carregam certeza total.

5. Laser disc – Esta previsão foi correta, pois a tecnologia realmente existe. O errado foi a época, já que os CDs e DVDs já são algo esquecidos por conta do surgimento do pen drive e dos streamings musicais.

6. Máscara do rejuvenescimento – Existem milhares de tratamentos estéticos destinados à preservação da pele. Mesmo que de forma hilária, o filme acerta nas questões de beleza.

7. Reconhecimento de face – Foi algo que o filme também acertou. Em muitas câmeras fotográficas ou celulares é possível encontrar esta tecnologia.

8. Nike Power Laces – Em 2011, a marca esportiva lançou uma réplica em homenagem ao tênis utilizado no filme. Até o Momento ainda não existe sapato capaz de se amarrar sozinho.

9. Jaqueta ajustável com secadora – Não existe roupa que se ajuste automaticamente ao corpo e que seque sem o auxilio de outro apetrecho.

10. Roupa ao avesso – Em 2015 as pessoas ainda não aderiram a essa moda. O mais próximo foram os chamados shorts com bolso à mostra.

11. Robôs – Existem milhares de robôs que já auxiliam empresas e indústrias, mas até o momento esta tecnologia é pouco acessível à grande maioria.

12. Holograma 3D – Não existem hologramas reais. Entretanto, com o auxilio de um “device” é possível utilizar tecnologia de realidade aumentada ou assistir e jogar conteúdo 3D.

13. Pizza desidratada – Ainda não foi lançada tecnologia capaz de hidratar alimentos sem o auxilio da água.

14. Videogame sem controle - Com o Xbox Kinect  já é possível jogar sem qualquer controle de comando manual.

15. Hoverboard – O conhecido skate voador ainda é o maior desejo de consumo dos fãs da saga. Por mais que alguns vídeos fakes promocionais tenham o material, o mais perto que chegamos hoje ao Hoverboard é o AirBoard, que ainda possui duas rodas para locomoção.

16. Tecnologia biométrica e comando de voz – Outro acerto do filme são estas duas tecnologias já constantes na vida de muitas pessoas.

17. Televisão LED – As TVs de plasma e Led foram apresentadas nos longas e que é possível encontrar em quase todas as casas.

18. Multitelas – Os mosaicos de canais existem e são encontrados facilmente na internet.

19. Mensagem de vídeo – As mensagens automáticas provam que o filme foi a base do surgimento do Skype e tantas outras redes sociais.

20. Fax – O maior erro foi citar que o fax seria uma febre em 2015. O material já é extinto e se tornou produto de colecionador.

21. Óculos digital O "Google Glass" possui tecnologia semelhante à que o filme apresentou. É notório perceber que a realidade apresentada por este aparelho na saga é o que hoje conhecemos por celular. 

22. Máquina do tempo Símbolo principal do filme, a máquina do tempo ainda não foi inventada pelo ser humano até o momento da publicação desta matéria. Quem sabe um dia. 

De volta para o Futuro já previa que o mundo atual seria repleto de tecnologia entre as pessoas. O filme ainda prova, de maneira suave, que por mais que o planeta seja repleto de inovações e ambições, o ser humano em si sempre possuirá a mesma essência.

Revide On-line
Pedro Gomes
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: