Dia do Folclore: veja cinco curiosidades sobre a cultura popular brasileira
Cruz do Pedro, parte do folclore de Ribeirão Preto

Dia do Folclore: veja cinco curiosidades sobre a cultura popular brasileira

Para celebrar e despertar o interesse das pessoas pelo Folclore, o Portal Revide preparou uma lista especial para a data; confira

Nesta quinta-feira, 22, é comemorado o Dia do Folclore. Para homenagear uma das maiores riquezas do País, o Portal Revide preparou uma lista com algumas curiosidade sobre a cultura popular brasileira que ficam perdidas nas mentes dos adultos com o passar dos anos, já que a data é geralmente comemorada apenas entre as crianças, nas escolas. 

O objetivo é celebrar a data, despertar o interesse das pessoas pelo folclore e propor uma reflexão para os leitores: a cultura popular do País é valorizada pela população?

Confira a lista:

1- Dia do Saci-pererê
Ilustração André Koehne
Você sabia que o Saci-pererê, um dos personagens mais conhecidos do Folclore Brasileiro, tem um dia no calendário só para ele? A data – dia 31 de outubro – foi oficializada em janeiro de 2004 com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro e fazer um contraponto ao crescimento das comemorações do Halloween no Brasil, que ocorre no mesmo dia.

2- A Cruz do Pedro

A lenda da Cruz do Pedro é regional e, até hoje, reúne fieis para a rezas de terço, procissões e para pedidos de milagres para o menino. De acordo com a Arquidiocese de Ribeirão Preto, no dia 29 de junho de 1889, o menino Pedro, filho de escravos e com idade estimada em 9 anos, foi acusado de ter roubado o picuá de comida pelo carreteiro Teodoro. Mesmo afirmando que não havia cometido o crime, ele foi espancado até a morte. O corpo de Pedro foi encontrado pela mãe, a viúva Constância, e pelo cãozinho companheiro do menino, pendurado em uma árvore, para simular um suicídio. A lenda diz que a mãe não suportou a perda e jurou que as mãos do assassino iriam secar. Pouco tempo depois, as mãos de Teodoro secaram. No lugar em que o corpo foi encontrado, foi erguida uma cruz, que mais tarde foi nomeada de Cruz do Pedro.

3- Personagens mais conhecidos

Os personagens mais conhecidos pela cultura popular brasileira são: o Saci-pererê, Curupira e a Mula sem cabeça.

4- Maior conhecedor do Folclore Brasileiro

Luís da Câmara Cascudo – historiador, antropólogo, advogado e jornalista – foi um grande pesquisador das manifestações culturais brasileiras. Cascudo, que deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952), quase chegou a ser demitido da posição como professor por estudar figuras folclóricas, como o lobisomem.

5- Lendas que “assombram” até hoje

Até hoje, em regiões rurais, muitos acreditam nos seres folclóricos, como o Curupira e a Mula-sem-cabeça, e acham que eles vivem na realidade. Há pessoas que juram que já até viram os personagens.

6- Sereia brasileira

Iara, metade peixe e metade mulher, é um ser que vive nos rios da Amazônia. Segundo a lenda, os homens sempre eram atraídos pela beleza de Iara, uma linda índia de cabelos longos e pretos, que com um canto mágico leva as pessoas para o fundo das águas.

7- Passada por gerações

As lendas do Folclore Brasileiro foram passadas por meio do “boca a boca” em várias gerações. Por isso, muitas vezes, há várias versões de uma lenda e personagem folclórico.
 


Há muito mais para saber sobre o Folclore Brasileiro, aproveite que já está no embalo, e pesquise mais sobre a cultura popular brasileira. 


Foto: Divulgação | Arquidiocese de Ribeirão Preto

Compartilhar: