Em parceria com Cauim, Unaerp promove mostra de documentários

Em parceria com Cauim, Unaerp promove mostra de documentários

Projeto Doc completa 10 anos e traz seis documentários produzido por alunos

O CineClube Caium recebe na próxima quarta-feira, 28, a exibição de seis documentários produzidos pelos alunos do curso de jornalismo da Unaerp. A mostra faz parte do Projeto Doc, que completa 10 anos em 2017. 

A produção dos documentários é uma atividade da disciplina Telejornalismo, em parceria com a TV Unaerp. Toda a idealização dos temas, entrevistas e produção ficam a cargo dos alunos.

Os documentários produzidos já receberam prêmios de âmbito nacional, como o Fest Aruanda, realizado em João Pessoa, Paraíba, sendo um dos principais festivais de produção de TVs Universitárias do país. Em 2014, o prêmio foi para o documentário “O Pedro”; em 2015 foi a vez do “Baque Chamou”; e em 2016, o documentário “Marca-dos”. 

Confira a sinopse das seis produções que serão exibidas na quarta-feira:

Ancestrais
Hortência, Maria e Glória, três mulheres que encontraram na espiritualidade ancestral formas de se expressar. Na jornada para ajudar quem as procura, elas resgatam crenças pagãs e sabedorias populares. O documentário retrata três histórias e mostra como cada uma dessas mulheres mantém vivas práticas do passado. 

O amor tem gênero?
Tudo é um ponto de vista. Ainda mais quando se trata de amor. As emoções, sensações e sentimentos percorrem nosso corpo e mente sem muita lógica, buscando apenas a satisfação de estar com quem se ama. “O amor tem gênero?” retrata histórias sinceras e intensas de pessoas que amam sem rótulos. O documentário mostra que o amor pode ser transformador.

Praçempre
Desafios, fofocas, músicas, companheirismo. "Praçempre" apresenta relatos de pessoas que frequentam diariamente a Praça XV de Novembro, uma das mais antigas de Ribeirão Preto, no interior paulista. Diante de milhares de vidas que passam ali, existem diversas histórias desconhecidas e impactantes, que transformam a praça em uma área de lazer.

Quadro a quadro 
Poucos sabem que Ribeirão Preto, cidade do interior paulista, também é conhecida como a terra dos quadrinhos. O documentário “Quadro a Quadro” apresenta a comunidade de quadrinistas da cidade, uma referência na área, e mostra a paixão desses artistas pela arte. No vídeo, depoimentos revelam que apesar de inúmeras dificuldades, há quem faça desta ocupação uma profissão. 

Raízes
Há muito tempo a sociedade é regida por ideais em que a cultura negra é inferiorizada e rejeitada. Se na época da escravidão, os negros tinham seus cabelos raspados como forma de punição, hoje, muitos ainda sofrem humilhações por deixar suas raízes florescerem através do cabelo. O documentário “Raízes” retrata histórias de negros que trazem em seus cabelos a força e a resistência para vencer a opressão e o preconceito revelando a beleza da cultura afro.

Vivendo positivo 
O documentário “Vivendo Positivo” mostra história de três pessoas que contam como foi a descoberta do vírus HIV, o impacto em suas vidas, as dificuldades que enfrentaram e como vivem hoje. A ideia central é desmistificar o conceito de que o HIV é um vírus restrito a determinados grupos sociais. Na realidade qualquer pessoa está sujeita a se infectar.
 

Serviço - Projeto Doc
Quando: Quarta, 28, às 19h
Onde: CineClube Caium, Rua São Sebastião, nº920
Quanto: Gratuito.


Imagem: Divulgação Facebook

Compartilhar: