Escritora premiada Eliana Alves Cruz é o destaque da 1ª Mostra Identidade-S Na Literatura 
Mostra vai até junho e contará com a participação das escritoras Cidinha da Silva e Natalia Borges Polesso

Escritora premiada Eliana Alves Cruz é o destaque da 1ª Mostra Identidade-S Na Literatura 

Roda de conversa na quarta-feira, 13 de abril, na Biblioteca Sinhá Junqueira, é realizada com recursos do edital Cidadania/Cultura LGBTQIA+ do ProAC 

A 1ª Mostra Identidade-S na Literatura, realizada na Bibliotena Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto, dedica o mês de abril à premiada escritora Eliana Alves Cruz. A roda de conversa com a jornalista e escritora acontece na quarta-feira, 13 de abril, às 19h. A Mostra é um projeto idealizado pela Biblioteca Sinhá Junqueira e pela Fundação Educandário Cel. Quinto Junqueira, e é promovida com recursos do Governo do Estado de São Paulo por meio do Edital ProAC Expresso, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.  

A iniciativa tem apoio do Hotel Mont Blanc Premium e parceria da Girassol Caminhos Criativos. A atividade é gratuita, porém com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Eliana Alves Cruz é autora do premiado romance “Água de Barrela”, que conta a história da sua família desde os tempos da escravidão, por meio da narrativa de várias mulheres negras presentes no romance que vão construindo as suas identidades, seus discursos de lutas e batalhas pela liberdade e sobrevivência. 

Segundo o curador da mostra, Adonai Ishimoto, a obra da autora mostra o quão diverso é o Brasil. “Eliana nos coloca de forma firme e certeira algumas questões que envolvem a nossa identidade e, principalmente, o quanto é diverso o nosso Brasil. Como uma mesma situação pode ter diversas abordagens e formas de se enxergar, de acordo com a construção da identidade de cada um”, explica o curador. 

“Toda construção sociocultural passa por um coletivo. A Eliana tem uma escrita que, ao mesmo tempo em que ela consegue tocar na individualidade, ela também consegue alcançar o coletivo, consegue levantar e fazer menos óbvias algumas relações entre grupos e pessoas. Esse convite é para que o nosso público de Ribeirão Preto e região possa conhecer os seus pensamentos e dialogar diretamente com a escritora, sugerindo ressignificados para alguns temas pertinentes em nossa sociedade atual”, completa Ishimoto. 

A roda de conversa será mediada por Washington de Paula, artista e educador de arte, que tem trabalhos de direção, produção e atuação em espetáculos que abordam as questões da diversidade e gênero. 

A Mostra Identidade-S Na Literatura vai até junho e contará ainda com a participação das escritoras Cidinha da Silva e Natalia Borges Polesso. Em março, a autora convidada foi Amara Moira. 

 
Serviço - Roda de conversa com Eliana Alves Cruz, mediada por Washington de Paula 
Quando: quarta-feira, dia 13 de abril, das 19h às 21h.
Vagas: 60 
Tema: Escrever vivendo ou viver escrevendo? 
Inscrições 

 

Leia mais:

Veja a programação de eventos para o fim de semana em Ribeirão Preto

Feira da Fábrica realiza edição especial com temática de gastronomia, neste final de semana

Final de semana tem probabilidade de chuva em Ribeirão Preto

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: