Governo de São Paulo disponibiliza livros em diversos formatos acessíveis
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é a responsável pela iniciativa

Governo de São Paulo disponibiliza livros em diversos formatos acessíveis

A iniciativa conta com 13 obras literárias em libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples; a história “Peter Pan” é uma delas

Para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças, está disponibilizando livros em formatos acessíveis para pessoas que sofrem com alguma deficiência. No total, são 13 obras literárias disponíveis em diferentes formatos: libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples. Uma delas é a história de “Peter Pan”.

A iniciativa garante o acesso de todas as pessoas aos livros acessíveis, que possuem diversos recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e leitura fácil - que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão.

Segundo a secretária estadual do SEDPcD, Célia Leão, além de importante, uma ação como esta garante que todos que desejam ler tenham acesso à leitura. "É possível viajar por meio da leitura, conhecer um mundo novo, novas descobertas. Além de mais conhecimento e cultura, a boa leitura, dá asas à imaginação. Leitura é liberdade. Quando falamos em leitura acessível, garantimos que todos que queiram ler, leiam! Esse é mais um atendimento com respeito que o Governo de SP disponibiliza", disse.

Além de disponibilizar os livros em diversos formatos, a iniciativa também prevê a realização de oficinas de formação e sensibilização de profissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecários, mediadores de leitura e outros profissionais interessados às práticas acessíveis e inclusivas voltadas à leitura.

As obras podem ser acessadas no site https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/livros-acessiveis/. Abaixo, confira a lista completa dos livros disponíveis:

"Uma nova amiga" de Lia Crespo;
"Serei sereia?" de Kely de Castro;
"O discurso do urso" de Julio Cortázar;
"O menino no espelho" de Fernando Sabino;
"A bolsa amarela" de Lygia Bojunga;
"Frritt Flacc" de Júlio Verne;
"Bem do seu tamanho" de Ana Maria Machado;
"Sei por ouvir dizer" de Bartolomeu Campos de Queirós e Suppa;
"Volta ao mundo em 80 dias" de Júlio Verne;
"Peter Pan" de J. M. Barrie;
"as cores no mundo de Lúcia" de Jorge Fernando dos Santos;
"O menino azul" de Cecília Meireles e Lúcia Hiratsuka; e
"Kafka e a boneca viajante" de Jordi Sierra I Fabra.


Foto: Cdd20 por Pixabay

Compartilhar: