Lixo eletrônico reflete Ribeirão Preto em maquete de artista

Lixo eletrônico reflete Ribeirão Preto em maquete de artista

Artista cria maquete inspirada em Ribeirão Preto para que as pessoas repensem o destino do lixo

Este repórter que vos escreve, quando era uma criança de quatro ou cinco anos de idade, costumava pegar peças de aparelhos eletrônicos antigos que encontrava em casa para montar pequenas cidades. A comparação das pequenas peças com casinhas e prédios parece que não é apenas um devaneio da então criança, já que um artista plástico e designer ribeirãopretano levou adiante a ideia, e expõe uma maquete inspirada no município a partir da próxima semana.

Giovanni Malta, sempre preocupado em reciclar o lixo e o lixo eletrônico, já havia criado réplicas de motocicletas com peças de computador, como mouses e HD’s velhos, agora, tentando trazer a lembrança de endereços conhecidos em Ribeirão Preto, como as avenidas Francisco Junqueira e Maurílio Biagi.

“Na verdade é para dar uma noção sobre a cidade. Quem olhar, pode lembrar de alguns pontos. É uma homenagem, mas também é uma crítica. Porque é a conscientização de não jogar fora o lixo eletrônico junto com o lixo comum. É mostrar que podemos reaproveitar o lixo”, destaca Malta, que lembra que nos aparelhos antigos podem conter partes com produtos tóxicos, ou até minerais preciosos, que podem ser reaproveitados.

O artista desenvolve outros projetos em nome do reaproveitamento do lixo eletrônico, de difícil descarte. Como voluntário, ele faz palestras e oficinas em escolas e ensina os alunos a reaproveitarem as peças que não têm mais utilização em suas casas.

A maquete foi construída com 60 placas lógicas, que são as peças que vêm na parte externa de HD’s de computadores. Ela mede 2m10cm de coprimento por 40cm de largura. E ele garante que poderia ser bem maior, só precisa de espaço.

A maquete será exposta na loja do supermercado Savegnago, que fica na Rua Henrique Dumont, 745, no Jardim Paulista, a partir do dia 31 de janeiro, segue até o dia 7 de fevereiro.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar: