MIS recebe exposição dos 53 anos de história do Radioamador em Ribeirão Preto
Escolas e instituições podem agendar visitas monitoradas

MIS recebe exposição dos 53 anos de história do Radioamador em Ribeirão Preto

Em parceria com a Casa do Radioamador, a mostra ocorrerá na Casa da Cultura, na Praça Alto de São Bento

O Museu da Imagem e do Som "José da Silva Bueno", equipamento cultural da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, e a Casa do Radioamador de Ribeirão Preto promovem a exposição em homenagem aos 53 anos de história do rádio amador na cidade.

A mostra, que ocorrerá na Casa da Cultura – localizada na Praça Alto de São Bento s/nº –, estará aberta ao público a partir da próxima quarta-feira, 15 de agosto, das 9h às 17h, e funcionará até o 13 de setembro. Escolas e instituições podem agendar visitas monitoradas pelo (16) 3636-1206, ramal 228.

Segundo Gilmar de Moura Gaspar, presidente da Casa do Radioamador de Ribeirão Preto, o radioamadorismo requer responsabilidades e deveres. “Para ser radioamador é preciso de uma licença, assim como para dirigir um carro. Quem emite essa licença, atualmente, no Brasil é a Anatel, sendo que qualquer pessoa pode solicitar este documento. Mas, para recebê-la é preciso realizar uma prova que aborda temas como ética e técnicas de operação de rádio. Isso porque pelas frequências do rádio estão muitos serviços importantes para a sociedade, como polícia, bombeiro, aviação, ambulância e as rádios comerciais. O radioamador deve entender suas reponsabilidades ao utilizar este meio de comunicação”, explica.

Casa do Radioamador

Em Ribeirão Preto, a Casa do Radioamador (CRRP) foi fundada em 21 de abril de 1964, operando 24h por dia, sete dias por semana, na frequência VHF 146.670MHz, considerado Serviço de Utilidade Pública de acordo com a Lei Municipal n°1615, 19 de agosto de 1965. Entidade civil sem fins políticos, religiosos ou financeiros chegou, de acordo com última análise, em mais de 100 países com mais de 50.000 contatos diretos em seus comunicados, levando para o mundo o radioamadorismo e o nome da cidade de Ribeirão Preto.

Atualmente, a CRRP passa por reestruturação e mudança de endereço de sua sede administrativa do Alto do São Bento para a Rua Goiás, 1072, nos Campos Elíseos. Eles estão em busca de parcerias com universidades para implantação do parque de antenas, assim como pesquisas em radiocomunicação. Visite o site e conheça mais.


Foto: Pixabay

Compartilhar: