Museu da Imagem e do Som ganha novo local em Ribeirão Preto
Museu da Imagem e do Som ganha novo local em Ribeirão Preto

Museu da Imagem e do Som ganha novo local em Ribeirão Preto

Prédio está localizado na Avenida Francisco Junqueira e conta com 16 salas, 4 banheiros, estacionamento e salão no piso térreo

Nesta quinta-feira, 22, às 9h, o Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto (MIS-RP) ganhará uma nova sede, na Avenida Francisco Junqueira, 942. O museu com 38 anos de história ficava localizado na Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, e não obtinha espaço suficiente para todo seu acervo.

O novo prédio conta com um espaço com 16 salas amplas, quatro banheiros, estacionamento lateral e um salão no piso térreo, em um terreno de 924 m², totalmente adequado à Lei de Acessibilidade em vigor no município. “Uma grande conquista para o município, a nova sede do MIS vai permitir que o acervo seja alocado e disponibilizado à população de forma adequada, com espaço e oportunidades de crescimento. Tenho certeza que este é mais um passo que demos para a manutenção da história e memória de Ribeirão Preto”, afirma Dulce Neves, secretária da Cultura.

 O MIS abriga em seu acervo itens de iconografia, discos, aparelhos de rádio, fitas de rolo cassete, máquinas de cine-fotografia, fotos, gravadores, aparelhos de som e documentos da história dos veículos de comunicação. Além disso, recentemente recebeu doações como o acervo do Jornal Enfim, com 20 anos de história, o documentário de 1954 sobre Sinhá Junqueira, arquivos que remetem à fundação de Ribeirão Preto, documentos antigos da política local resgatados por um pedreiro e acervos de filmes antigos de colecionador. “Muitos que contribuíram com a história do rádio e da TV em Ribeirão estão orgulhosos porque conseguimos dar dignidade para este importante patrimônio cultural”, explica Ewaldo Arantes, Diretor do MIS-RP.

Segundo Michele Cartolano, diretora de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura, a partir de agora o museu poderá contribuir com o seu papel na construção da cidadania. “Depois de acompanhar e participar do processo de identificação, higienização e catalogação do acervo, me sinto honrada de participar da entrega da nova sede, pois vem ao encontro do trabalho, esforço e dedicação de toda equipe do MIS. Todos os projetos pensados poderão agora, ser colocados em prática, fazendo assim, com que o museu cumpra sua função social”, diz a diretora.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: