Casal que rodou o mundo de bike bate papo na Fnac

Casal que rodou o mundo de bike bate papo na Fnac

Os ribeirãopretanos Karla Silva e André Cherri pedalaram mais 30 mil km por 40 países e estiveram na cidade neste sábado, 24

Com um bate-papo realizado neste sábado, 24, Karla e André contaram para o público da Fnac, no Ribeirão Shopping, como foi se aventurar no mundo de bicicleta. Trocando o conforto do apartamento em São Paulo, eles resolveram encarar os desafios e aventuras da nova realidade.  

Com muitas histórias para contar, o casal mais aventureiro do interior de São Paulo mostrou, por meio de fotos e relatos, a viagem percorrida com 32.000 km pedalados por 40 países em três anos de estrada.

A inspiração pela nova aventura veio após visitarem uma exposição do fotógrafo francês Henri Cartier Bresson, no SESC Santana de São Paulo. André Cerri encontrou nas prateleiras da loja do SESC o livro de estrada “Caminhos”, do arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino. A partir da leitura, ele começou a se interessar pela história e fez do conto a realidade de sua vida com Karla.

“Não foi preciso fazer muito planos, pois as coisas começaram a funcionar com o tempo. Deixamos levar de forma natural”, comenta.

Karla também contou durante o bate-papo que não foi fácil desapegar das coisas materiais e, principalmente da família. Mas, resolveu encarar a aventura com o marido.
“Hoje eu vejo que faria tudo novamente, pois o que me conforta é saber que consigo viver com o pouco, com o simples da vida”, afirma.

Durante o bate-papo, um participante perguntou ao casal qual foi a melhor comida que já comeram nos países visitados.

Em uma resposta simples e curiosa, André se antecipou e disse “aquela que mata a nossa fome é a melhor comida”, brinca.

Já Karla lembrou que as melhores opções de alimentação são da Itália e da China.

O casal destacou também durante o discurso na Fnac, que é importante os motoristas andarem corretamente nas estradas, sendo que a bicicleta também é possível para os meios de transporte. 

Aproximação

Karla e André afirmaram que durante os três anos, quatro meses e três semanas de viagem, foi prazerosa a aproximação com as pessoas. Além de ser uma viagem mais humana e econômica com a bike, André destaca que o contato com outras pessoas é incrível. “Além das paisagens vistas, a gente pode sentir o calor das pessoas e aproximação com o próximo”, destaca.

Confiante no ser humano, Karla completa que existe gente boa no mundo. “As pessoas existem, estão em toda parte e, elas são boas. Nós presenciamos que existem seres humanos dispostos a ajudar os outros”, conclui.

Família

Presentes no bate papo, os pais de Karla contaram durante a entrevista que não foi fácil ficar longe da filha durante os três anos.

A dona Neusa Silva, mãe de Karla, disse que em primeiro momento, quando soube da viagem, se assustou, mas, sabia que seria uma aventura com sabedoria, conhecimentos e cultura para agregar o currículo deles. “Fiquei assustada e feliz ao mesmo tempo, pois os dois estavam muito contentes com a nova vida,” afirma.

Já o pai, o senhor Sebastião Silva, comentou que levou tempo para entender a decisão do casal Karla e André. “Quando entendi o que era este projeto, abri meu coração e fiquei mais tranquilo, pois sabia que seria uma viagem que traria muita experiência”, completa.

Projetos

Além da cultura e currículo cheio, o casal finalizou o bate-papo contando sobre um novo projeto que está em andamento.

Eles estão em busca de um financiamento pelas leis de incentivo à cultura ou esporte e, segundo Karla, pretendem lançar um livro, exposição fotográfica ou até mesmo um documentário disponibilizado na internet contando esta aventura percorrida em 40 países.


Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos:  Arquivo Revide e Laura Scarpelini 

Compartilhar: