Obras de Bassano Vaccarini no Parque Maurílio Biagi serão restauradas

Obras de Bassano Vaccarini no Parque Maurílio Biagi serão restauradas

Denominado Praça das Artes, conjunto de monumentos instalados entre 1994 e 1997, tem caráter intimista e moderno, e retrata a luta de minorias

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto assinou no último sábado, 9 de março, a autorização para abertura de licitação para restauro total da “Praça das Artes”, conjunto de obras de Bassano Vaccarini, instaladas no Parque Maurílio Biagi.

 

“As obras de Bassano Vaccarini serão totalmente restauradas para esta e para as futuras gerações. No projeto de restauro, iremos abrir oportunidades para que artistas do município possam acompanhar e aprender o serviço de restauro”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

 

O artista foi convidado em 1993 para dar início às obras e trabalhou na Praça das Artes entre 1994 e 1997. Por meio de painéis arquitetônicos e esculturas, Bassano teve o intuito de resgatar a memória das lutas proletárias da cidade, da imigração italiana e da francesa em Ribeirão, bem como a participação indígena e da raça negra, além do desenvolvimento agrícola e industrial da região.

 

“Bassano é um dos artistas mais conhecidos de Ribeirão e Região e é um orgulho para toda a classe artística e para a memória cultural de nossa cidade. Restaurar a Praça das Artes significa resguardar essa memória e reverenciar o artista que ainda impacta a vida de muitos”, avalia Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo.

 

A abertura da licitação será realizada nas próximas semanas e irá levantar os custos do restauro, que tem uma estimativa de R$ 140 mil.

 

Bassano Vaccarini

 

Escultor, pintor, cineasta diletante e cenógrafo, Vaccarini é um dos artistas mais conhecidos da região de Ribeirão Preto. Produziu mais de 3.000 obras entre desenhos, pinturas a óleo e esculturas em diversos materiais. O artista um acervo notável com mais de mil obras entre esculturas e pinturas espalhadas pelas cidades de Altinópolis e Ribeirão Preto.

 

Em Ribeirão Preto, além do magnífico painel-mosaico, que decora uma das alas externas do mercado municipal de Ribeirão Preto, compondo diversas peças de geometria variada – cubos, cones e poliedros distintos, cobrindo-as com pastilhas diferentes, exibindo uma volumetria rica de cores e movimento, vale destacar as esculturas instaladas no Parque Ecológico “Maurílio Biagi” e na Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, onde deixou sua marca no espaço da Missa Campal, com suas esculturas, na Biblioteca, onde estão seus quadros a óleo, e, no Teatro.


Foto: Fernando Gonzaga/Prefeitura

Compartilhar: