Observatório do Livro de Ribeirão instala minibibliotecas em instituições de idosos

Observatório do Livro de Ribeirão instala minibibliotecas em instituições de idosos

Projeto Clube de Leitura 6.0 ganha novos horizontes com a entrega de minibibliotecas em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI)

O Observatório do Livro de Ribeirão Preto entregou recentemente dez minibibliotecas físicas em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI). Os residenciais beneficiados foram: Assistência e Moradia de Idosos (AMI), Casa do Vovô, Lar Padre Euclides, Lar dos Velhos da Igreja Presbiteriana, Casa dos Sírios, Flor de Maio, Lar Vovô Albano, Recanto dos Anjos, Centro Dia do Idoso (Apae) e residencial D’Clarice. O projeto visa garantir que grupos vulneráveis não sejam excluídos de ações culturais, oferecendo acesso a uma biblioteca virtual com mais de 30 mil títulos.

 

A diretora de Operações do Observatório, Tatiana Brechani, destaca a importância da leitura literária na manutenção da saúde física e emocional das pessoas idosas. Para Tatiana, a leitura traz um universo de conhecimento, diversão e prazer para qualquer idade, além de ser uma ótima companhia. “Além de histórias, estamos entregando novos amigos”, completa.

 

Evento

 

Para discutir os benefícios da leitura literária para uma velhice saudável, o Observatório do Livro promoverá a 3ª. Jornada da Leitura 6.0, um evento on-line e gratuito, que ocorrerá no dia 10 de maio, e contará com a presença de profissionais e voluntários da área. A cerimônia de abertura terá a presença da secretária de Assistência Social do município, Glaucia Berenice, da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gislene Mazzer Ribeiro, e da superintendente de Sustentabilidade da Arteris, Christiana de Almeida Costa.

 

O segundo painel do evento abrirá espaço para as vertentes do projeto e contará com a presença de Tatiana Brechani, da mediadora de leitura e biblioterapeuta Poliana Savegnago, da facilitadora de leitura Adrielli de Oliveira e Silva, que é terapeuta ocupacional em ILPI, e a participante do Clube 6.0 Lurdinha Kumakura. Na ocasião, as participantes abordarão “Como trabalhar a leitura digital com pessoas idosas”.

 

Para encerrar o evento, o tradicional Sarau terá a apresentação de textos autorais de membros dos clubes, realizado pela mediadora de leitura e biblioterapeuta Monalisa Machado.

 

A Jornada da Leitura 6.0 será transmitida pelo YouTube (@canaldogaleno), das 16h às 18h.


Foto divulgação

Compartilhar: