Oficina Cultural Candido Portinari pode continuar em convênio com prefeitura
Oficina Cultural Candido Portinari pode continuar em convênio com prefeitura

Oficina Cultural Candido Portinari pode continuar em convênio com prefeitura

Secretaria estadual da Cultura afirma que programa continua, mas passará a ser realizado em convênio com os municípios; Dulce Neves comemora medida

A secretaria estadual de Cultura informou na tarde desta segunda-feira, 28, que o programa Oficinas Culturais (OC) continuará atendendo em todo o Estado de São Paulo.

Segundo a pasta, o programa – que engloba a Oficina Cultural Cândido Portinari, em Ribeirão Preto – apenas passará por mudança administrativa, “que tem justamente o objetivo de gerar economia de recursos sem prejudicar o atendimento à população”, informou em nota.

A OC Candido Portinari é gerida pela Organização Social de Cultura Poiesis, no entanto, com a medida, anunciada na semana passada, o programa passará a ser realizado em espaços municipais e em convênio com as prefeituras, que, segundo o governo estadual, conhecem melhor as necessidades locais.

Ainda em nota, o Governo afirmou que, além dos cursos artísticos, a intenção da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo é oferecer cursos de formação profissional para o setor.

Comemoração

A secretária municipal da Cultura Dulce Neves comemorou a decisão em sua página oficial do Facebook.

Ela informa  que entrou em contato com Jamil Scatena, coordenador da Divisão de Atendimento Técnico aos Municípios (ATM), da Secretaria de Estado da Cultura, e que foi informada que as oficinas no Estado de SP não serão fechadas. “Haverá negociação para uma parceria entre Estado e Município, como convênio para que a Secretaria de Cultura faça a gestão da oficina cultural, a fim de garantir sua permanência, abrangência e democratização do acesso”, ressaltou a secretária que acredita na parceria como uma solução para continuidade.

“Devo me reunir com Jamil na próxima semana para definir detalhes desta parceria, mas já adianto que estou muito feliz com esse diálogo. Creio que o município só tem a ganhar com esta união”, disse.


Foto: Carlos Natal

Compartilhar: