Ribeirão Preto recebe exposição Lágrimas de São Pedro, sucesso de público e crítica no exterior
A instalação é composta por cerca de 3,5 mil “lágrimas”

Ribeirão Preto recebe exposição Lágrimas de São Pedro, sucesso de público e crítica no exterior

Instalação do artista baiano Vinícius S.A com 3,5 mil lâmpadas cheias de água simula uma chuva suspensa no ar; veja fotos

O Sesc Ribeirão apresenta, de 8 de fevereiro março a 5 de abril de 2020, a exposição “Lágrimas de São Pedro”, sucesso de público e crítica no Brasil e exterior. A instalação é composta por cerca de 3,5 mil “lágrimas” formadas por bulbos de lâmpadas cheios d’água presos por fios de nylon ao teto em diferentes alturas e iluminação específica.

Com passagens pela Alemanha, EUA, capitais brasileiras como Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, e por cidades como Juiz de Fora, Bauru, Campinas, Itapetininga e Rio Claro, a exposição que desembarca em Ribeirão Preto já atraiu cerca de 500 mil visitantes. 

“Lágrimas de São Pedro” terá entrada gratuita e ficará aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 22h, e de sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30. Vinícius estará no Sesc Ribeirão na abertura da exposição, dia 08 de fevereiro, sábado, das 11h às 12h para um bate-papo com o público.

Interação lúdica e poética

O trabalho, que vem emocionando o público brasileiro, rendeu a Vinícius S.A. o convite para expor em Frankfurt, Alemanha, em março de 2014. “Proponho nesse trabalho a criação de um ambiente onde o espectador penetra, envolvendo-se espacialmente com a obra, possibilitando a interação entre arte e fruidor de maneira mais abrangente. Neste caso é como se tivéssemos o poder de pausar a chuva, uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes, leves e com isso poder contemplar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade”, afirma Vinícius.

Minibiografia do artista

Vinícius Silva de Almeida,1983, vive e trabalha em Salvador. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Vinícius S.A é um artista inquieto. Seu interesse pelas ciências exatas o fez desenvolver uma linguagem própria, que alia o pensamento científico e práticas manuais e de baixa tecnologia a proposições de poéticas visuais poderosas, que, além de estabelecer diálogos com o espectador, traduz a memória e as experiências do artista fazendo de seu processo uma constante investigação de possibilidades estéticas e conceituais do cotidiano.

 

Serviço

Exposição Lágrimas de São Pedro

Onde: Sesc Ribeirão, Sala de Exposições

Data: 08 de fevereiro a 05 de abril, Entrada Gratuita

Abertura: dia 8, sábado, às 9h30.


Bate-Papo com o Artista: dia 8, sábado, das 11 às 12h.
Visitação: de 9/2 a 5/4, terça a sexta, das 13 às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30.


Fotos: Erivan Morais/ Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: