RibeirãoShopping recebe exposição "Guerra e Paz", em homenagem a Cândido Portinari

RibeirãoShopping recebe exposição "Guerra e Paz", em homenagem a Cândido Portinari

Exposição reúne seis artistas para celebrar os 120 anos de Portinari; mostra, que vai até o dia 10 de agosto, faz parte da programação prévia da 22ª Feira Internacional do Livro

Desde a última terça-feira, dia 1º de agosto, o RibeirãoShopping sedia uma exposição que celebra os 120 anos de Candido Portinari. Intitulado Projeto Guerra e Paz, a mostra faz parte da programação prévia da 22ª Feira Internacional do Livro (FIL). A ideia de trabalhar com a obra de Portinari surgiu do tema deste ano, “Entre os extremos, as dualidades - a literatura como elo”, e da intenção de fazer parte das festividades dos 120 anos de nascimento do artista de Brodowski. 


Segundo a curadora da FIL, Adriana Silva, não foi uma tarefa fácil definir os seis artistas a serem convidados. “Muitas variáveis conduziram a escolha. Era desejo garantir a presença de gerações distintas e estilos diferentes, mas com afinidade em relação a obra de Candido Portinari. Ao final, três homens e três mulheres foram convidados”, explica. São eles: Clara Calchick, Carlos Palladini, Joyce de Sousa, Waldomiro Sant’Anna, Anna Ferreira e Miguel Ângelo Barbosa. Em parceria com o Museu Casa de Portinari, serão expostas a reprodução das obras Guerra e Paz para apreciação de quem for visitar os artistas no período em que estiverem pintando, ao vivo, suas obras originais.


Convidados em geral, imprensa, artistas, intelectuais e autoridades marcaram presença no café da manhã de lançamento. “Para nós, receber uma exposição que comemora os 120 anos de Portinari, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, é uma grande honra. O RibeirãoShopping busca atrações culturais que valorizam o conhecimento e a importância da arte em nossas vidas. Além disso, ficamos lisonjeados em ser palco da atividade prévia da Feira Internacional do Livro, de 2023, o evento cultural mais expressivo da nossa região”, ressalta Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping. 


Ao longo da semana, o espaço receberá estudantes de várias escolas para um bate-papo com os artistas, contações de histórias com o educador Tino Nascimento e mediações de leitura do livro “Candinho, um menino que gostava muito de brincar e desenhar”, de autoria de Angélica Fabbri. A atividade cultural segue até o dia 10 de agosto, no Jardim Suspenso. Em seguida, as obras serão levadas para o espaço da FIL, no centro da cidade e ficarão expostas até o dia 20 de agosto. 

 

Exposição do Projeto Guerra e Paz 120 anos de Portinari
Data: até 10 de agosto de 2023 
Local: Jardim Suspenso do RibeirãoShopping
Horário de visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, das 14h às 20h - Entrada gratuita


Foto: Divulgação

Compartilhar: