Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto realiza cadastro de manifestações juninas e julinas
A festa junina é um dos principais eventos culturais do calendário brasileiro

Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto realiza cadastro de manifestações juninas e julinas

Interessados que queiram ocupar espaços públicos devem solicitar o apoio institucional até o dia 28 de maio

Vai até a domingo, 28, o prazo para cadastramento de propostas e projetos (pessoas físicas e jurídicas) de manifestações culturais juninas e julinas em espaços públicos e que necessitem de apoio institucional durante o período das festividades, nos meses de junho e julho de 2023.

 

Para o cadastramento, os interessados deverão preencher o formulário on-line e anexar os documentos solicitados. 

 

A Secretaria da Cultura e Turismo ressalta que o cadastramento é importante para que a Comissão Técnica analise e verifique a viabilidade da manifestação perante a legislação vigente, além do planejamento da logística de apoio às ações ou ocupações que poderão acontecer nesta época.

 

Mais informações sobre o cadastramento também podem ser obtidas na Secretaria da Cultura e Turismo pelo e-mail [email protected], whatsApp (16) 98109-2477 ou telefone (16) 3977-7414, com o Departamento de Atividades Culturais.

 

Documentação necessária

 

Para pessoa física, é necessário anexar arquivo em PDF, nos campos específicos do formulário, com os seguintes documentos: Documento de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência atual.

 

Já para pessoa jurídica, é preciso anexar arquivo em PDF, nos campos específicos do formulário, dos seguintes documentos: Estatuto ou contrato social; Ata de eleição de sua diretoria (se for o caso); Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); Comprovante de endereço atual e documentos do representante legal (RG e CPF).

 

Origem da Festa Junina

 

Introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, a Festa Junina teve uma grande aceitação dos povos que habitavam o país à época. Passou a se incorporar a cultura nacional com o tempo, ganhando suas particularidades e que influenciaram as danças, comidas e músicas como conhecemos hoje.

 

Atualmente, a Festa Junina é celebrada nas mais variadas regiões do Brasil, mas a tradição mais forte está na região Nordeste, com a realização de eventos que duram o mês todo e movimentam a economia das cidades, como em Campina Grande, que recebeu o título de maior Festa Junina do Brasil em 2022.


Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Compartilhar: