Sesc de Ribeirão Preto lança projeto cultural para comemorar aniversário de 168 anos da cidade

Sesc de Ribeirão Preto lança projeto cultural para comemorar aniversário de 168 anos da cidade

Lançamento acontece nesta quarta-feira, 19, e inclui passeio guiado pelos locais históricos do município

O Sesc de Ribeirão Preto lançará, nesta quarta-feira, 19, quando o município comemora 168 anos de fundação, o projeto “Que lugar é esse?”, com o intuito de apresentar o patrimônio histórico e cultural da cidade através de cartões postais como um incentivo a moradores e visitantes a conhecerem e interagir com espaços significativos da cidade, como por exemplo: praças, prédios históricos, museus, entre outros.  

 

Localizado de frente para a Praça XV de Novembro, um palacete de 19 cômodos na esquina das ruas Duque de Caxias e Tibiriçá chama a atenção dos passantes pelo Centro da cidade. Apesar da fachada burguesa típica dos anos 1920, poucos conhecem a história do sobrado, construído como residência para um prefeito da época, já que raramente alguém adentra suas portas.

 

A poucos metros do Palacete Camilo de Mattos, na mesma calçada, está a biblioteca Sinhá Junqueira. A casa de dois andares foi erguida no início da década de 1930 sob influência da arquitetura neoclássica e elementos do período neocolonial brasileiro. Ali, moravam o maior produtor de açúcar das Américas e sua esposa.

 

Com a presença de autoridades locais — como o prefeito Duarte Nogueira e o secretário municipal de Cultura, Pedro Leão —, o evento de lançamento será às 10h do dia 19, no auditório do Sesc Ribeirão Preto. “Para construir um bom futuro é necessário conhecermos a fundo o passado. Valorizar nosso patrimônio é fundamental para isso”, comemorou Pedro Leão.

 

Após a apresentação do projeto, inicia-se uma visita guiada a cinco patrimônios culturais, conduzida pelo turismólogo e guia de turismo Rogério Gomes, com mediação do designer e ilustrador Denis Tchepelentyky. A atividade, gratuita e com vagas limitadas, permite inscrições pelo portal sescsp.org.br ou na central de atendimento do Sesc. Detalhes sobre o projeto e os treze patrimônios estão disponíveis no mesmo portal.

 

Com textos da escritora e jornalista Ana Flávia Lima e imagens de Denis Tchepelentyky, os cartões-postais não revelam o nome do edifício a que se referem, mas trazem informações e a imagem de um detalhe dele. A ideia é instigar o interesse e o pertencimento, ampliando o acesso das pessoas aos bens públicos.

 

“Queremos que o maior número possível de pessoas tenha oportunidade de conhecer e frequentar estes espaços que carregam em si parte da nossa história”, afirmou o turismólogo Vitor Hugo Vieira, responsável pela programação de Turismo do Sesc Ribeirão Preto.

 

Os cartões-postais

 

Revelando novas facetas de uma Ribeirão Preto formada de múltiplas temporalidades e histórias, os postais trazem informações dos seguintes locais:

 

1- Palacete Camilo de Mattos

2- Biblioteca Sinhá Junqueira

3- Centro Cultural Palace

4- Theatro Pedro II

5- Edifício Meira Júnior

6- Edifício Diederichsen

7- Praça XV de Novembro

8- Praça Carlos Gomes

9- MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto)

10- Palácio Rio Branco

11- Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto

12- Mercado Municipal

13- Sesc Ribeirão Preto

 

Agenda

- Lançamento do projeto ‘Que Lugar é Esse?’

- Onde: auditório do Sesc Ribeirão Preto

- Quando: 19/6 (quarta-feira), às 10h

- Endereço: Rua Tibiriçá, 50 - Centro


Foto: divulgação

Compartilhar: