Xico Sá é o principal nome do segundo dia de Feira do Livro
Evento será realizado às 9h30

Xico Sá é o principal nome do segundo dia de Feira do Livro

Evento continua ao longo da semana com diversas atrações ligadas à literatura

O Salão de Ideias do jornalista e escritor, Xico Sá, abre o segundo dia da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, nessa segunda-feira, 10, a partir das 9h30, no Auditório Meira Junior, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

O jornalista cearense, de 56 anos, é um dos nomes mais esperados pela plateia da feira e traz uma mistura de jornalismo-literário e a batida do mangue-beat. O autor é ganhador de prêmios importantes do jornalismo e um dos principais cronistas brasileiros da atualidade. Foi colunista do jornal Folha de São Paulo, com blog diário no site. Depois, fez parte da bancada do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e era integrante do programa Saia Justa da GNT. 

“O segundo dia desta festa literária com mais de 330 atividades gratuitas está recheado de atrações culturais para todas as idades, linhas de debate com propostas de reflexão sobre temas que envolvem os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e o tema central da festa literária de Ribeirão Preto: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves.

Também no período da manhã, o Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto (Comad) abre sua agenda de palestras especiais sobre a conscientização, entendimento e prevenção das drogas. A primeira palestra é “Conversando sobre drogas e adolescência”, com Marcus Vinícius Santos, às 9h no Auditório Sincovarp, na Rua Lafaiete 394, Centro.

O objetivo do Comad é prevenir e divulgar o conhecimento sobre o assunto. Às 14h, a entidade também realiza a palestra sobre “Drogas e outros Assuntos”, com Isadora Bettarello, no mesmo local, abordando assuntos considerados tabus na sociedade, que não são discutidos no cotidiano. 

No período da noite, no Theatro Pedro II, também às 19h30, acontece a Conferência da ONU, “A cultura como meio de transformação, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),” com o coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic; o diretor executivo da Rede Brasil no Pacto Global da ONU, Carlo Pereira; e o doutor em Ciência Política e cientista político, Henrique Sartori (mediador). Juntos discutirão o comprometimento dos chefes de Nação no cumprimento dos ODS. 

Confira as principais atrações da Feira do Livro nesta segunda-feira, 10: 

Palestra: Conversando sobre drogas e adolescência
Local: Auditório Sincovarp
Horário: 9h

O objetivo é prevenir e divulgar o conhecimento sobre o assunto - com Marcus Vinícius Santos. Realizado pelo Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Ribeirão Preto (Comad). Atividade agendada. 

Xico Sá 
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior 
Horário: 9h30

“Ô, Josué nunca vi tamanha desgraça/ quanto mais miséria tem/ mais urubu ameaça”, cantava Chico Science e Nação Zumbi, em referência ao médico, cientista e escritor pernambucano Josué de Castro - “muso” inspirador de “Nova Geografia da Fome” e “Josué de Castro - Por um mundo sem fome”. 
Com essa referência, o jornalista e escritor Xico Sá traz à plateia da Feira uma mistura de jornalismo-literário e a batida do “mangue beat”. O autor é ganhador de importantes prêmios do jornalismo e um dos principais cronistas brasileiros contem. 

Espetáculo de circo | Malgrandra Cirko - com Cia Suno 
Local: Esplanada Theatro Pedro II
Horário: 10h  

Malgranda quer dizer “pequeno” em esperanto. Trata-se de um mini circo que apresenta números de mágica, contorcionismo, malabarismos, acrobacias e equilibrismos com a ideia de resgatar o romantismo nômade do circo de lona, aproximando o público da pesquisa cigana e viajante. 

Espetáculo de teatro | Pescadora de Ilusão - com Cia Los Lobos Bobos 
Local: Tenda Sesc 
Horário: 14h30

Eugênia (EU) e Turrona (TU) são amigas inseparáveis unidas na defesa da escritora Clarice Lispector que involuntariamente matou os peixinhos de seus filhos, ao esquecer-se de alimentá-los. EU e TU então montam um espetáculo para conseguir o perdão para a escritora. O veredito final é dado pelos espectadores. 

Salão de ideias | Sérgio Vaz 
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior 
Horário: 16h30

Poeta, Sérgio Vaz é autor de oito livros, entre eles: “Subindo a ladeira mora a noite”, “Pensamentos Vadios”, “A poesia dos deuses inferiores” “Literatura, Pão e Poesia”. É co-fundador do Sarau da Cooperifa, movimento literário criado em 2001 que transformou uma das noites de um bar, na periferia de São Paulo, em Centro Cultural. É um dos precursores da literatura periférica e conhecido como poeta da periferia. 

Conferência ONU | A cultura como meio de transformação Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - com Niky Fabiancic e Carlo Pereira
Local: Theatro Pedro II - Sala Principal 
Horário: 19h30

Em 2000, a ONU pactuou os Objetivos do Milênio visando o comprometimento dos chefes de Nação e traçou uma estratégia para todo o planeta. Na versão apresentada em 2015, com a criação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a entidade busca envolver as pessoas e os municípios, criando a necessidade de maior difusão dos objetivos, de forma que todos possam saber o que é possível se fazer para que o pacto resulte no cumprimento da agenda até 2030. O Instituto Ribeirão 2030 e a Fundação do Livro e Leitura propõem uma ampla discussão com a intenção de que, após o encontro, aberto a prefeitos, gestores e parlamentares da Região Metropolitana, agentes transformadores e comunidade em geral, o debate continue a favor da criação de ações locais para a mudança global tão desejada. Niky Fabiancic é coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. Carlo Pereira é diretor executivo da Rede Brasil no Pacto Global da ONU. Acessível em Libras. 

Evento continua ao longo da semana com diversas atrações ligadas à literatura. Programação completa aqui.


Foto: Carolina Brandileone

Compartilhar: