De barbeiro a humorista

De barbeiro a humorista

Dono de uma barbearia de Ribeirão Preto conta como surgiu a ideia de criar uma página de humor que, atualmente, ultrapassa 30 mil seguidores

Com o objetivo de crescer na carreira como barbeiro, Roger Sangold, da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, mudou-se para Ribeirão Preto com 21 anos. O que ele não sabia é que, além de crescer na área escolhida, ele também se destacaria pelo humor afiado. Atualmente, Sangold trabalha em seu próprio espaço, a Bigodini, que originou a página do Instagram. A @bigodinirp conta, hoje, com mais de 30 mil seguidores. 

Segundo ele, a ideia de criar um perfil para publicar memes, frases motivacionais e com humor surgiu quando se mudou para a cidade. “Eu fui um pouco influenciado pela barbearia Barba Negra, onde eu trabalhava aqui em Ribeirão. Eles tinham uma página também, que era muito engraçada. Eles tinham um humor bem forte. Aí, quando eu abri a minha empresa, em 2018, eu queria ter a mesma pegada, sabe? Eu já gostava de escrever também, aí eu comecei”, conta.

Para Sangold, a expectativa é que a página ganhe uma projeção ainda maior em 2022. “Eu acho que a gente chega a 100 mil este ano. A página está crescendo uma média de seis mil seguidores por mês”, afirma.

Fama repentina

Desde quando a página foi criada, até cerca de quatro meses atrás, o barbeiro conta que havia apenas cinco mil seguidores. Atualmente, o perfil da Bigodini tem, aproximadamente, 32 mil pessoas acompanhando postagens diárias sobre humor. De acordo o criador, já é possível perceber um reconhecimento maior dos fãs por mensagens. “O pessoal me cobra para postar os memes mais cedo, porque, às vezes, são textos motivacionais e as pessoas gostam de compartilhar cedo nos stories. Mas, eu acabo compartilhando mais tarde, porque que eu começo na barbearia às 9h e vou até às 10h30. Vou conseguir mexer com isso só lá pelas 11h da manhã”, revela. 

Somado a isso, o processo de criação das postagens, de vez em quando, também tem um toque dos fãs, que mandam sugestões para ele. Já pessoalmente, o barbeiro explica que as pessoas o reconhecem esporadicamente. “Outro dia eu estava aqui na barbearia limpando e passaram uns adolescentes. O pessoal tinha uns 17 anos. Aí me chamaram para bater uma foto com eles”, relata. Além do carinho de quem o acompanha, Roger já se deparou com críticas também, mas sabe lidar de forma objetiva. “Quando eu vejo que a publicação tem uma crítica e aí acontece de novo, eu já arquivo. Às vezes, acontece de a gente postar alguma coisa que não fica tão legal, que às vezes pode ser meio ofensivo, aí eu tiro”, explica.

O caminho dentro do meio humorístico está apenas no começo. Sangold afirma que já pensou em estudar Stand Up, mas que, mesmo ingressando neste meio, não abandonaria a barbearia. Pelo contrário, sua ideia é se tornar uma das páginas de humor mais conhecidas de Ribeirão e realizar uma junção. “No momento, eu não estou associando a página a barbearia, mas é um dos planos. Futuramente, quando estivermos um pouco maiores, vamos inserir, aos poucos, fotos do nosso trabalho, coisas de barbearia mesmo. A intenção não é ficar só nisso, é alternar”, finaliza. 


Foto: Marina Rocha

Compartilhar: