Nove nomes de ruas e avenidas curiosos de Ribeirão Preto
O Portal Revide listou nove nomes curiosos de vias de Ribeirão Preto

Nove nomes de ruas e avenidas curiosos de Ribeirão Preto

Nem sempre quem recebe a honraria morou ou realizou algum grande feito pela cidade

Recentemente, a nomeação da Rua Marielle Franco, em Ribeirão Preto, acendeu o debate nas redes sociais sobre a importância do homenageado para a cidade. Contudo, em uma rápida pesquisa pelos nomes das vias do município, é possível ver que nem sempre quem recebe a honraria morou ou realizou algum grande feito pela cidade.

Aliás, alguns nomes de ruas, avenidas e praças são bem interessantes. Com isso, o Portal Revide listou nove nomes curiosos de vias de Ribeirão Preto. Confira:

1. Viaduto José Sarney, que passou a se chamar Jandyra de Camargo Moquenco

O viaduto sobre o córrego Retiro Saudoso, que liga as avenidas Independência e Meira Júnior, até 2016, levava o nome do ex-presidente José Sarney. Durante 30 anos, o político maranhense deu nome ao viaduto, até o vereador Rodrigo Simões (PDT) determinar, por meio de decreto, a substituição pelo nome da jornalista ribeirãopretana.

A historiadora Lilian Rosa explica que a mudança no nome do viaduto é importante para a identidade do município. "Coloca em evidência uma personalidade local, valorizando a identidade da cidade. Além disso, ao homenagear uma mulher, mãe e profissional, a primeira linotipista do Brasil, e proprietária de um importante jornal da cidade, coloca em evidência o papel feminino na sociedade”, comenta.

2. Avenida Ernesto Guevara De Lã Serna


Talvez algumas pessoas não liguem o nome à pessoa, mas Ernesto Guevara Lã Serna é ninguém menos que Che Guevara, guerrilheiro e revolucionário argentino. A avenida corta os bairros Parque dos Pinus e o Jardim Orestes Lopes de Camargo, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Venerado por uns e odiado por outros, Che Guevara teve um papel fundamental na Revolução Cubana de 1959.

3. Rua Walt Disney
Apesar de não ter ligação alguma com a cidade, o empresário e diretor Walter Elias Disney também recebeu uma homenagem em Ribeirão Preto. O criador do Mickey, falecido em 1966, batiza uma rua do Parque Industrial Lagoinha, na Zona Leste.

4. Rua Tim Lopes
Em um dos extremos da cidade, próximo ao Rio Pardo, no Jardim Professor Antônio Palocci, há uma rua chamada Tim Lopes. Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes, foi um repórter investigativo assassinado por traficantes do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2001, após uma série de matérias denunciando o tráfico do local.

5. Rua Ada Rogato

A pequena rua Ada Rogato, no Parque Cândido Portinari talvez não possua a grandeza do nome. Segundo a historiadora Lilian Rosa, Ada Leda Rogato, nascida em São Paulo, foi a primeira mulher a obter licença como paraquedista, a primeira volovelista (piloto de planador) e a terceira a se brevetar em uma escola de aviação (1935). Ada também se destacou pelas acrobacias aéreas e por ser a primeira pilota agrícola do país. Voando em aeronaves de pequeno porte, a fama nacional e internacional cresceu – a partir dos anos 1950 –, graças à ousadia de suas proezas.

6. Avenida Nove de Julho com a Presidente Vargas

Um dos mais movimentados cruzamentos da cidade também é considerado um dos mais curiosos.  O feriado de Nove de Julho, que marca o início da Revolução Constitucionalista de  1932, é considerado a data cívica mais importante do Estado de São Paulo. O confronto entre paulistas e tropas de Getúlio Vargas pretendia derrubar o governo provisório e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

Para se ter uma ideia da “gravidade” do cruzamento, a memória da data é tão presente na capital paulistana, que ela se destaca entre várias grandes cidades do país por não ter nenhuma grande avenida ou via pública homenageando Getúlio Vargas.

Seja para “apaziguar” o conflito, ou por acaso do destino, os ribeirãopretanos colocaram os dois inimigos lado a lado.

7. Avenida Portugal com Ruas Tamoios e Guarani
"O Último Tamoio" (1883), pintura Rodolfo Amoedo

Portugueses, guaranis e os tamoios – também conhecidos como tupinambás –, já se cruzaram no passado, mas o desfecho não foi bom para os povos indígenas. Exterminados e escravizados nos engenhos de açúcar, a violência contra o povo indígena ainda apresenta reflexos no Brasil contemporâneo.

8. Praça Winston Churchill com Avenida Presidente Kennedy

Em julho de 1955, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, concedeu ao primeiro ministro britânico, Winston Churchill, o título de cidadão honorário dos EUA. Contudo, devido a problemas de saúde, este aperto de mãos não aconteceu. Churchill enviou seu filho para receber a honraria em seu lugar. O líder bretão faleceu um ano após essa condecoração. No entanto, dois dos mais emblemáticos líderes de todo o século XX, se encontram na Zona Leste de Ribeirão Preto.

9. Rua Frei Caneca com a Pernambuco

O cruzamento nos Campos Elíseos traz um importante episódio do período colonial brasileiro. Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, popularmente conhecido como Frei Caneca, foi um dos líderes na Revolução Pernambucana de 1817. Inspirado por ideias iluministas, o episódio foi o único movimento separatista do período colonial que atingiu o processo revolucionário de tomada de poder.  

Os pernambucanos estavam sobrecarregados com a grande carga tributária cobrada pelo Rei Dom João VI e assolados por uma grave crise devido à seca de 1816. Além disso, queriam mais autonomia política, tendo em vista a grande quantidade de portugueses na administração pública.  Entretanto, o movimento durou pouco mais de um mês. Após um combate sangrento, as tropas portuguesas reconquistaram o poder no estado.

 


Fotos: Julion Sian / Zuma Press / C&R Editorial/ Tomaz Silva - Agência Brasil

Compartilhar: