USP de Ribeirão promove exposição que mostra a evolução dos uniformes de enfermagem
O evento integra as comemorações do Jubileu de Safira da EERP

USP de Ribeirão promove exposição que mostra a evolução dos uniformes de enfermagem

A exposição será realizada no Centro de Memória da Escola de Enfermagem

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP, promoverá, entre os dias 6 e 24 de agosto, a exposição "Indumentárias do Cuidar: símbolo de identidade da Enfermagem brasileira no período de 1890-1942", que mostrará as variações dos uniformes dos profissionais de saúde. 

O evento, que integra as comemorações do Jubileu de Safira da EERP, trará a evolução histórica dos uniformes utilizados em atendimentos de saúde, das cuidadoras e visitadoras sanitárias do século XIX até meados do XX. Os visitantes conhecerão os modelos das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo e os das profissionais da década de 40, como as precursoras da enfermagem Florence Nightingale e Anna Nery.

A pesquisadora da área de História da Enfermagem, professora Luciana Barizon Luchesi, comenta essa evolução nas vestes. “Optaram por modelos que fossem confortáveis e dificultaram a transmissão de doenças, eliminando até o uso de toucas. Mesmo não sendo mais utilizada no Brasil, ainda é um elemento simbólico muito utilizado em representações da ficção e propaganda."

A exposição será realizada no Centro de Memória da EERP, localizado na Avenida Bandeirantes, 3.900.


Foto: Cofen

Compartilhar: