Mulheres que inspiram: Mariana Tofeti Bergamini

Mulheres que inspiram: Mariana Tofeti Bergamini

Mariana Bergamini é assessora de investimentos private e sócia da Blue3 Investimentos

Assessora de investimentos private e sócia da Blue3 Investimentos, um dos maiores escritórios da XP Inc. no Brasil, eleito, em 2021, o melhor escritório do país, Mariana Bergamini vive, hoje, um grande momento em sua trajetória profissional no mercado financeiro. Nascida e criada em Batatais, cidade vizinha de Ribeirão Preto, a executiva afirma que nunca faltou determinação para buscar seu espaço e para conquistar seus sonhos. “Minha história sempre foi por meio do mercado financeiro, área em que eu me encontrei e onde adquiri experiência ao longo dos anos. Minha formação acadêmica foi em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Liderança. Já minha formação profissional foi como gerente bancária durante 10 anos, passando por instituições como Santander e Bradesco. Acredito que ajudar os brasileiros a investirem melhor é uma causa muito nobre. Esse é o meu propósito, minha motivação”, comenta a especialista. 

Mariana se orgulha por fazer parte de um movimento de mudança significativo em sua área de atuação. “Escolhi trabalhar em um universo que era dominado pelos homens. Até os dias de hoje, eles são, sim, a maioria no mercado financeiro. Porém, nos últimos anos, as mulheres vêm tendo um crescimento expressivo, tanto em bancos e corretoras como também em grandes instituições, como Banco Central ou Secretaria do Tesouro”, celebra. Para ilustrar essa tendência, a assessora recorre a um estudo realizado pelo grupo financeiro multinacional Goldman Sachs. A pesquisa mostra que fundos de ações geridos por mulheres tiveram melhor desempenho durante o ano da pandemia, em 2020. 

Um outro estudo, feito no ano de 1998, mostrou que as mulheres possuem mais “cautela” na hora de tomar decisões e investir, pois os homens sempre tendem a “correr mais risco” e, consequentemente, acumulam mais perdas. Já as mulheres não se incomodam em ter retornos menos expressivos, porém, com menor risco, numa gestão mais equilibrada. As mulheres também se destacam como investidoras. “Atualmente, a parcela de investidoras atinge 26% do total, número expressivo comparado com os últimos anos. É nítido que as mulheres passaram a se aprimorar no assunto e, assim, buscar sua segurança e independência financeira”, completa. Nesse sentido, Mariana ainda destaca o acesso à internet como uma poderosa aliada das mulheres. “As mulheres influencers, que produzem conteúdo sobre educação financeira nas redes sociais, ajudam a desmistificar o setor e impulsionar a presença feminina no segmento. Além disso, ver as mulheres ocupando cargos importantes, como economistas-chefe, gestoras de fundos ou assessoras de investimento, sem dúvida, é inspirador”, enfatiza.

Comunicativa, carismática e muito didática em seus aconselhamentos, Mariana revela o que mais a fascina nesse setor. “Eu gosto do dinamismo desse segmento. A todo momento tem algo acontecendo e você precisa estar por dentro de tudo. As atuais incertezas dos mercados globais, como a alta de juros e o crescimento da inflação em vários países influenciam na volatilidade dos mercados, fazendo com que estejamos cada dia mais atentos auxiliando os clientes em buscar as melhores alternativas em investimentos de acordo com cada perfil. Outro ponto que não posso deixar de citar é o relacionamento de confiança e de amizade que acabo estabelecendo com os clientes. O atendimento é customizado. Cada estratégia é traçada de forma individualizada para que possamos, juntos, alcançar os resultados almejados”, finaliza.

Quem me inspira...

“Se você quer que digam algo, peça a um homem. Se você quer que façam algo, peça a uma mulher.”

Margaret Thatcher, ex-primeira ministra do Reino Unido
 


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: