
A cada 24 horas, IPM de Ribeirão Preto recebe um pedido de aposentadoria
Durante 304 dias, do primeiro dia do ano até 31 de outubro, foram feitas 306 solicitações no Instituto de Previdência dos Municipiários
De 1º de janeiro a 31 de outubro de 2018, a Prefeitura de Ribeirão Preto registrou 306 pedidos de aposentadorias no Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) da cidade. O número representa mais de uma solicitação por dia. Para fazer a requisição, os servidores devem providenciar a documentação necessária, constante na Resolução 07/2018, publicada no Diário Oficial do dia 02 de agosto de 2018, e se dirigir ao Instituto onde os pedidos são formalizados.
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Dentre os 306 pedidos realizados pelos servidores ribeirãopretanos, o mês de março foi o que mais teve procura, com 40 entradas. Já setembro deste ano foi o período com a menor quantidade - foram feitos 17 pedidos.
Mês | Quantidades de pedidos de aposentadorias |
Janeiro/2018 | 34 |
Fevereiro/2018 | 32 |
Março/2018 | 40 |
Abril/2018 | 36 |
Maio/2018 | 38 |
Junho/2018 | 27 |
Julho/2018 | 25 |
Agosto/2018 | 26 |
Setembro/2018 | 17 |
Outubro/2018 | 31 |
Total | 306 |
Em Ribeirão Preto, a prefeitura luta contra déficit no setor. A informação da Secretaria da Fazenda é de que, apenas em 2018, o Poder Executivo terá de desembolsar aproximadamente R$ 240 milhões de recursos para que as aposentadorias não se atrasem.
O secretário Municipal da Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves, informa que algumas medidas já têm sido tomadas. “Não podemos cortar a verba da educação e da saúde. Nós também não podemos cortar o salario-base, mas podemos cortar horas extras e plantões, por exemplo. Já implantamos essa medida”, afirma.
De acordo com Gonçalves, para este final de ano, a folha de pagamento desses aposentados é de mais ou menos R$ 80 milhões. “É muito dinheiro. Por mais que eu tenha a receita, temos que pagar 13º e outras dívidas. É nisso que entram as dificuldades”, finaliza.
O Portal Revide apurou que servidores que não necessariamente procurariam a aposentadoria neste ano aceleraram a busca em razão das notícias e das previsões de déficit na administração municipal. A Revide já havia adiantado, em primeira mão, que a administração municipal tem atrasado o pagamento de fornecedores desde agosto deste ano.
Orientações
De acordo com as normas municipais, o servidor só consegue realizar o pedido de aposentadoria com a entrega de documentos originais. É importante levar a certidão atualizada para fins de aposentadoria emitida pelo órgão empregador com data de emissão do mês corrente (deverá ser solicitada ao RH da Prefeitura, Câmara Municipal ou da Autarquia em que o servidor estiver vinculado); Além dos originais e cópias: Carteira de Identidade (R.G.), CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, Holerite atual, Comprovante de residência atual, Cartão do PIS/PASEP (NIT) recente, atualizado ou declaração do Banco do Brasil com o número, Certidão de Casamento atualizada (casados ou separados) e o documento oficial em que conste o nome completo da mãe.
Foto: Divulgação