A cidade em números
Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB): fonte segura de informação econômica, para o apoio na tomada de decisões
Criado em 08 de agosto de 1954, com o propósito de produzir dados econômicos municipais, o Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) enfrentou concorrência interna com trabalhos já produzidos por outro departamento — a Comissão de Tributos e Finanças —, e teve suas atividades encerradas na segunda metade da década de 1950.
Em 1969, no entanto, o Instituto de Economia foi reativado, tendo como coordenador Antônio Vicente Golfeto, que permaneceu no cargo até 2022, quando foi afastado por motivos de saúde. Entre 1969 e 1979, o instituto teve como grande apoiador o empresário e diretor da Acirp Maurílio Biagi — o qual foi homenageado, após sua morte, dando nome ao departamento a partir de 1979.
Ao longo dos anos, o Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) tornou-se referência na produção de dados confiáveis sobre variáveis de Ribeirão Preto como orçamento municipal, mercado de trabalho e arrecadação de impostos. A partir de 2016, o instituto foi integrado ao departamento de Relações Institucionais, contando, assim, com uma equipe multidisciplinar, nas áreas de economia, arquitetura e urbanismo e jurídico.
“A unificação resultou em maior agilidade no atendimento às demandas dos associados e da imprensa, muitas vezes, correlatas. O IEMB gera conteúdos e pesquisas regionalizadas, com resultados próprios e personalizados, sendo uma importante fonte de dados seguros para a população e mídia local’, enfatiza Igor Gomes Lupino Gonçalves, coordenador jurídico e institucional Acirp.
Indicadores econômicos
Além de divulgar análises mensais sobre a economia municipal, o IEMB desenvolve dados próprios como taxa de inflação dos alimentos e pesquisas com projeções de variáveis macroeconômicas. São dados que contribuem para a disseminação de informação econômica utilizada por agentes do poder público, por empresários que desejem traçar estratégias para seus negócios a partir do comportamento do mercado e também pela sociedade civil.
“As pesquisas que realizamos auxiliam tanto o empresário como a população a ajustarem melhor suas expectativas em relação ao cenário econômico da cidade. Ao tomarem conhecimento de como a economia caminha e quais são suas projeções para o futuro, os empresários podem responder perguntas como: "Será este um bom momento para investir no meu negócio?" ou "Visto esse cenário econômico, quais ajustes devo realizar no meu negócio para continuar evoluindo?" A partir do momento em que os agentes possuem mais informações acerca da economia, eles são capazes de tomar melhores decisões, formar melhores expectativas e ajustar suas ações de forma a otimizar tanto seus negócios quanto a vida da população em Ribeirão Preto”, argumenta Lívia Piola, analista do IEMB.
PAPEL ESTRATÉGICO
“O IEMB sempre traz informações sérias e dados econômicos precisos e atualizados, essenciais para orientar a classe empresarial, a cidade e a nossa macrorregião como um todo. O seu papel é estratégico e de suma importância para Ribeirão Preto, pois ajuda o empresário a tomar melhor suas decisões. Parabenizamos a Acirp pelos 120 anos de comprometimento com a economia local”
Marcos Botelho, superintendente do RibeirãoShopping
ATIVIDADES DO IEMB
● Pesquisa de Inflação de Alimentos: mensal sobre custo total da alimentação (cesta básica) — e inflação — em Ribeirão Preto;
● Pesquisa de Inflação dos Ovos de Páscoa: anual, sobre preços médios dos produtos de páscoa;
● Índice de Inadimplência: levantamento semestral de inadimplentes em Ribeirão Preto com analise das condições de mercado;
● Mercado de Trabalho: levantamento trimestral com análise da evolução dos números e projeção furura;
● Número de Empresas: análise trimestral dos dados disponíveis pelo Mapa das Empresas do Governo Federal com projeções de abertura e fechamento de empresas;
● Pesquisas Sazonais: levantamentos com o números e expectativas do mercado durante datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal;
● Tributação: divulgação anual de dados e análise da evolução com tributos arrecadados no município.