Banco: Clientes podem abrir e fechar contas pela internet

Banco: Clientes podem abrir e fechar contas pela internet

Conselho Monetário Nacional publicou norma que simplifica procedimentos bancários

Os bancos estão liberados a fazer a abertura e fechamento de contas por via eletrônica já a partir desta segunda-feira, 25. O Conselho Monetário Nacional (CMN) liberou os bancos, na última sexta-feira, 22, a abrirem e fechar contas por meio da internet.

Antes, as regras do conselho obrigavam a haver o contato presencial do cliente com o banco que ele desejasse abrir uma conta para garantir a severidade do processo. Mesmo assim, o BC assegura a criação de dispositivos que garantam a autenticidade e segurança dos documentos apresentados.

A nova norma faz parte do programa Otimiza BC, do Banco Central, que visa reduzir os custos operacionais do sistema financeiro, avaliando medidas que possam simplificar os processos e procedimentos bancários.

A chefia do Departamento de Normas do Sistema Financeiro garantiu que os dados dos possíveis clientes que aderirem a essa nova forma de abrir contas estão seguros, porém, poderão elevar um pouco os custos de manutenção, já que será preciso o desenvolvimento de um sistema que garanta essa segurança.

Além da análise de documentação, os bancos poderão utilizar programas de reconhecimento de voz e de imagem do cliente, e outros mecanismos de controle, já que uma das principais dúvidas é com relação a criação de contas bancárias para lavagem de dinheiro.
 

Foto: Arquivo Revide

 

 

 

 

Compartilhar: