Celeiro de soluções
Parque de inovação e empreendedorismo é referência no país

Celeiro de soluções

Supera Parque é um grande celeiro de startups, incentivando o empreendedorismo e a inovação em Ribeirão Preto e em todo o país

Quando o assunto é inovação e empreendedorismo, o primeiro nome que vem à mente em Ribeirão Preto é o Supera Parque de Inovação e Tecnologia. O empreendimento nasceu de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

O Parque é gerido pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (Fipase) e está instalado no Campus da USP. O objetivo do Supera é incentivar o empreendedorismo e a inovação, transformando as boas ideias que nascem, por exemplo, nos bancos da universidade em soluções para demandas reais da sociedade.

Para isso, o local fornece as ferramentas e soluções para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de empresas, no que se refere aos aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. Atualmente, o parque abriga 95 empresas sendo 72 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 23 empreendimentos no Centro de Negócios
Segundo Saulo de Souza Rodrigues, gerente de fomento e negócios do Supera, as startups instaladas têm acesso ao espaço de trabalho que é, inicialmente, compartilhado, como salas de reuniões, biblioteca, recepção, estacionamento, laboratórios.

As empresas também recebem orientação na elaboração do plano estratégico e na reestruturação do modelo de negócios. Têm acesso à estrutura de suporte administrativo, com orientação em gestão empresarial em gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia, consultoria de internacionalização.

Além disso, recebem suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento; sobre registros de propriedade intelectual; consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral; consultorias em processos de gestão de pessoas e processos vinculados ao negócio. “Outro benefício é a participação de eventos para capacitação e networking, além de subsídios para participação em eventos externos e para confecção de material de divulgação”, acrescenta Rodrigues. 

Saulo Rodrigues, gerente do Supera, explica que as empresas recebem suporte para captação de recursos

Escritório nacional

O Supera Parque é um dos hubs de inovação mais importantes do país e tem uma série de parcerias nacionais e internacionais com objetivo de ajudar novos negócios tecnológicos. Por meio do seu escritório internacional, o Supera International Office, o Parque oferece um pacote de serviços os empreendedores tenham mais chances no mercado.

“Nós ajudamos tanto os empreendedores brasileiros a internacionalizar sua empresa, quanto os empreendedores estrangeiros a acessarem o mercado brasileiro. Para as empresas que querem se internacionalizar, prestamos apoio em todos os trâmites do processo, oferecendo suporte na prospecção de destinos e oportunidades, indicação de editais bilaterais de agências de fomento, ajuda para estabelecimento estratégico, plano de ações e atividades e outros serviços”, comenta Rodrigues.  

Para as que querem vir para o Brasil, o Supera oferece o programa de softlanding, no qual as empresas são apresentadas à cultura brasileira e às práticas locais, facilitando a entrada ou expansão de seus negócios no Brasil. O programa também auxilia as empresas estrangeiras com trâmites legais e regulatórios para que se instalem no Supera Parque.

Apoio na crise

Durante os momentos mais severos da pandemia de Covid-19 em Ribeirão Preto, o Supera Parque forneceu sua expertise e tecnologia à população por meio do programa “Supera Ação”. O projeto, sem fins lucrativos, nasceu da união de 18 startups e da disposição de mais de 100 pesquisadores voluntários que decidiram doar o conhecimento e mão de obra para apoiar o sistema de saúde regional de Ribeirão Preto.

A partir de convênio com a Secretaria Municipal da Saúde e parceria com o Laboratório Municipal de Citologia e Patologia Clínica, o projeto foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz, o que o tornou apto a realizar o exame molecular do coronavírus. Com isto, foi viabilizada a testagem em massa de pacientes com sintomas gripais por parte do sistema público de saúde. Foram mais de 156 mil testes realizados de abril de 2020 a 31 de dezembro de 2021, isso colocou o Supera Parque na vanguarda no que diz respeito ao combate da doença em Ribeirão Preto, desafogando a fila de exames para doença, dando ao poder público municipal subsídios importantes para a tomada de decisão de como e onde atuar para a contenção da doença. 

Ambiente frutífero 

Com um ambiente dinâmico e focado no desenvolvimento das empresas e de Ribeirão Preto, o Supera está sempre propondo novas soluções e possibilidades de aprimoramento para o ambiente das startups na cidade. Uma dessas iniciativas é o Arena Startup, um evento oferecido como parte da programação do INOVA Ribeirão, que será realizado entre os dias 5 e 7 de julho.

“O Arena Startup tem uma programação especial voltada para empreendedores, investidores e empresas que buscam estabelecer parcerias com startups, com palestras sobre os desafios de empreender e outros temas correlatos”, explica Rodrigues. Durante esse evento, serão realizadas apresentações das startups para investidores e grandes empresas. As apresentações serão segmentadas para aumentar as chances de conexão: no primeiro dia, o foco estará em empresas de saúde e biotecnologia; no segundo dia, empresas de TI e outros serviços; e, por fim, no último dia, empresas ligadas ao agro.


Fotos: Revide

Compartilhar: