Com metade da população endividada, crédito fica mais difícil

Com metade da população endividada, crédito fica mais difícil

Segundo BC, 46,6% das famílias brasileiras estão envolvidas em algum tipo de financiamento

Quase metade das famílias brasileiras está endividada. De acordo com o Banco Central (BC), 46,2% das famílias brasileiras têm algum financiamento a ser pago. Há dez anos, esse percentual não passava de 20%. Segundo economistas da Fundace, esse grau de endividamento dos brasileiros é uma das explicações para a queda no número de financiamentos.

Segundo o boletim de Crédito referente ao mês de agosto – o último divulgado pelo BC -, as operações de crédito diminuíram 12,5% em Ribeirão Preto. Os responsáveis pelo levantamento apontam que isso demonstra a dificuldade de financiamento enfrentada pelas famílias para a compra de bens duráveis, devido à elevação dos juros, retração da renda média e elevação do desemprego.

A retração dos financiamentos em geral (-16,3%), que são os créditos tradicionais, leasing, e consórcios, por exemplo - ocorreu em todas as áreas analisadas pelo estudo. Já o financiamento imobiliário é o único indicador analisado que ainda apresenta crescimento. Na região, o aumento foi de 5,9% e no município de Ribeirão Preto, de 6,5%.

De acordo com os pesquisadores, esse crescimento dos financiamentos imobiliários ocorre pelo ciclo entre o lançamento de um imóvel e a entrega das chaves, que dura, em média, três anos. Dessa forma, os financiamentos imobiliários realizados em 2015 são, em geral, de lançamentos que ocorreram em 2012.

A expectativa é que com a redução dos lançamentos em 2014 e 2015, haja também redução na taxa de crescimento dos financiamentos imobiliários a partir do final de 2016 e início de 2017.

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar: