Comércio nos bairros ganha força durante a pandemia do novo coronavírus, aponta pesquisa
Para evitar aglomerações em grandes centros de compras, consumidores preferiram consumir nos bairros

Comércio nos bairros ganha força durante a pandemia do novo coronavírus, aponta pesquisa

Em Ribeirão Preto, os pequenos negócios representam 90% do mercado, segundo o Sebrae

Uma pesquisa realizada pelo instituto Kantar, em junho deste ano, mostra que a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social fez com que o chamado "comércio de bairro" fosse ainda mais valorizado pelos consumidores no Brasil.

De acordo com o estudo, entre os novos hábitos, o de evitar aglomerações é um dos quesitos que influenciam o consumidor na hora de escolher a melhor loja para suas compras. Por isso, comprar em estabelecimentos menores e mais próximos de suas residências aparece como opção preferida.

Entre os aspectos mais relevantes que atraem os consumidores aos negócios de bairro estão o fato de ter poucas pessoas no local (60,2%), o comércio ser perto de casa (59,6%),preços acessíveis (53,3%), cumprimento das medidas sanitárias (47,8%)e não ter filas para entrar (44,9%).

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 74% dos brasileiros dizem que continuarão seguindo essa recomendação para evitar aglomerações mesmo quando a quarentena terminar. 

O consultor de negócios do Sebrae-SP Wilson Borges explica que os negócios de bairro estão entre os principais agentes geradores de renda e de desenvolvimento da região onde estão instalados. “Eles se caracterizam pela proximidade e hospitalidade do empreendedor junto aos seus clientes e promovem as diferentes culturas em um só bairro”, aponta. Mesmo assim, o consultor diz que os donos dessas empresas – geralmente de varejo – devem estar atentos à gestão das finanças e à busca constante de aprimoramento da relação com os consumidores do entorno, investimento em marketing e inovação. 

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, os negócios de bairro representam 90% do mercado e ganharam ainda mais protagonismo durante a pandemia, por estarem mais próximos dos clientes. Contudo, apesar da força, o nicho também sofre com desafios como a necessidade de transformação digital, profissionalismo em canais de venda, inserção em marketplaces e redes sociais.

Especialista no segmento, a analista de negócios do Sebrae-SP em Ribeirão Preto Fernanda Almeida detalhou, em entrevista a importância desse mercado e os obstáculos que ainda precisam ser vencidos para que os pequenos negócios tenham ainda mais importância na retomada econômica. "Os pequenos negócios são os responsáveis por fazer a economia local girar, geram empregos e movimentam a renda da região. Apesar de terem sido fortemente afetados pela pandemia, algumas categorias dos pequenos negócios têm maior capacidade de adaptação para atender seus clientes em domicílio, fazendo com que a população mantenha o isolamento social, além de customizarem seus produtos e serviços, pois conhecem melhor seus consumidores."

Clique e confira a entrevista com a consultora.

 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

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