Construção civil adota medidas para reduzir impactos da Covid-19
Empresas tiveram de mudar rotina nos canteiros de obra e escritórios para manter obras e prazos

Construção civil adota medidas para reduzir impactos da Covid-19

Veja as atitudes emergenciais de grupo com atuação em Ribeirão Preto; mudanças da obra ao atendimento final

Enquanto as medidas econômicas específicas do Governo Federal voltadas ao setor da construção civil não são oficialmente divulgadas, empresas precisam se prevenir para evitar a propagação da Covid-19 e também manter obras e prazos em dia com os clientes. 

O grupo formado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, com atuação em Ribeirão Preto e várias cidades do interior, implementou, desde o início da pandemia, um plano de contingência com medidas preventivas que envolvem todo grupo de stakeholders, principalmente colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores - prática para evitar a disseminação do coronavírus.

Entre as medidas preventivas e emergenciais está o isolamento de quase 100% de seus colaboradores (com passagens esporádicas ao escritório) de todas as unidades corporativas no interior de São Paulo.

O grupo adotou o formato home office, que já fazia parte da cultura das duas companhias, em todas as unidades corporativas nas cidades que atuam. Para que a operação funcionasse sem interrupções e falhas em toda sua cadeia, gestores da empresa contaram com suporte da área de TI (Tecnologia da Informação) para a operacionalização incluindo áreas como SAC, cobrança, entre outros.

Segundo Adriana Luz, diretora de gestão de pessoas do grupo, a estratégia deu certo e está funcionando sem falhas, apesar do grande número de colaboradores corporativos, pois o home office já era uma realidade nas empresas. “Assim que começou o movimento de disseminação da Covid-19 vimos que, de alguma forma, íamos ter que parar as operações com muitas pessoas envolvidas. Os diretores conversaram sobre isso e tomaram a decisão de fazer o home office para evitar propagação, além de tomar precauções com os clientes”, conta. Com a equipe em home office, as companhias adotaram também o acolhimento e apoio psicológico a todos os colaboradores do grupo de risco que estão em casa e que passaram a ter acompanhamento individual para identificação de apoio médico, assistência com alimentos e medicamentos.

Clientes

Nas centrais de negócios das duas construtoras, locais destinados a atendimentos a clientes, eles podem ser feitos 100% on-line – da escolha do imóvel e atendimento até envio de documentação e assinatura digital - ação pioneira no País e que está funcionando. Em caso de necessidade de algum encontro presencial, será realizado agendamento individual com hora marcada e uso de kit com álcool gel 70%, além de medidas como distanciamento, etiqueta respiratória e nova conduta para cumprimentos – sem abraços, beijos e aperto de mãos.

Em relação às vistorias dos apartamentos prontos e outras atividades relacionadas aos clientes que necessitam da presença em alguma ocasião, elas estão sendo realizadas individualmente, seguindo todos os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde). “Em uma situação de vistoria, por exemplo, pedimos que o cliente não vá acompanhado. Nossa equipe está orientada a seguir todos os protocolos de segurança e ainda a manter as janelas e portas abertas”, alerta Alexandre Rago, gerente executivo de Experiência do Cliente das duas empresas. Segundo ele, a empresa ainda sugere aos clientes que questão no grupo de risco posterguem o agendamento ou enviem no seu lugar outra pessoa devidamente elegível.

As empresas também enviaram comunicados para os clientes e síndicos sobre guia de boas práticas de prevenção e um guia de como as atividades da jornada (visita a obra, vistoria, entre outras ações) estão sendo realizadas – na maioria dos casos, individualmente e seguindo todos os padrões de higiene.

Mudanças

Como forma de diminuir e evitar a disseminação da doença, a Vitta Residencial lançou um novo empreendimento em Bauru: Vitta Jardim Oliveiras por meio de transmissão ao vivo por uma rede social. Referente às assembleias e eventos de entregas de chaves da Vitta Residencial, também foram instaladas novas medidas. Daqui para frente, as assembleias serão realizadas com ferramentas tecnológicas e transmissão on-line, permitindo a entrega do empreendimento sem deixar de seguir as recomendações dos protocolos de saúde. Os eventos de entrega de chaves, tradicionalmente conhecidos por comemorações e ações culturais e de entretenimento, serão replanejados para um momento mais oportuno.

Nas obras

Nas obras, os mesmos procedimentos de prevenção e segurança também foram adotados, seguindo todas as recomendações de higiene, além da redução de colaboradores durante os turnos de trabalho e refeições, com dispensa para os que apresentarem sintomas gripais. “Tais medidas de proteção para contenção da pandemia permitem manter o zelo e o cuidado de toda nossa equipe, bem como com clientes, parceiros e fornecedores. Estamos evitando aglomerações e contatos diretos na tentativa de proteger a todos”, destaca Matheus Lauand, diretor executivo das empresas Bild e Vitta. Segundo ele, a equipe também adotou novas medidas, como o rodízio entre os colaboradores - evitando ao máximo o contato entre as pessoas, esterilização de ambientes internos e externos das obras.

Experiência e aprendizado

Para a diretora de gestão e pessoas do grupo, Adriana Luz, apesar de toda dificuldade e impacto nas pessoas que a pandemia trouxe para o país, os gestores das duas construtoras têm percebido uma oportunidade para os times aprenderem uma forma nova de trabalho, ainda mais produtiva e cooperativa. “É uma forma que valoriza a qualidade de vida”, destaca. Para ela, é necessário sempre enxergar que, nas divergências, nos problemas do mundo, é possível que cada um aprenda e se adapte, conforme as necessidades.  “O ser humano tem uma capacidade de adaptação muito grande, mas precisa descobrir suas potencialidades nessas horas”.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

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