Contratações na indústria de Sertãozinho crescem 0,3%

Contratações na indústria de Sertãozinho crescem 0,3%

Foram cerca de 1,1 mil contratações na indústria do município durante o mês de maio; No ano, o mercado de trabalho na indústria em Sertãozinho cresceu 7,4%

Em maio de 2016, o setor industrial de Sertãozinho registrou aumento de 0,3% no Nível de Emprego, com cerca de 1.130 contratações. A nível estadual, contudo, a realidade é diferente. A indústria paulista sofreu uma perda de 7,5 mil postos de trabalho, o que representa, sem o ajuste sazonal, um recuo de 0,33% em relação ao mês de abril no Nível de Emprego.

No acumulado do ano até maio, o crescimento do emprego na indústria de Sertãozinho é de 7,4%, o segundo maior do Estado – a frente, apenas Jaú, com crescimento de 9% na abertura de vagas.

Mesmo assim, em todo o estado, foram registradas 41 mil demissões, de acordo com o levantamento do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon).

O gerente do Depecon, Guilherme Moreira, explica que ainda não há nenhum sinal de uma retomada do emprego no Estado. Para ele, a perda de vagas em maio foi ruim, no entanto, não é o pior maio da série e está abaixo das demissões registradas no início do ano no setor.

A projeção para este ano é a eliminação de 165 mil vagas de trabalho, contra perda de 235 mil vagas em 2015. De acordo com Moreira, apesar da esperança de que o ritmo das demissões perca força, ainda não será suficiente para que parem as demissões em 2016.

“O índice de confiança do empresariado tem melhorado, mas transformar isto em contratações leva um bom tempo ainda, porque o emprego é a última variável a reagir. Primeiro retoma a produção, o investimento, e por último será o emprego”, conclui.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: