Curso gratuito da USP Ribeirão orienta população sobre empréstimos financeiros
Gratuito e aberto ao público, o curso on-line terá duração de dez horas e será realizado de 29 de setembro a 27 de outubro

Curso gratuito da USP Ribeirão orienta população sobre empréstimos financeiros

Aulas on-line começam na próxima semana e inscrições vão até domingo, 27

Um dos principais recursos em tempos de crise, como a que o mercado vive hoje por conta da pandemia do coronavírus, os empréstimos ainda geram dúvidas. Principalmente para a população em geral, que muitas vezes precisa tomar um empréstimo, mas não faz escolhas com segurança. Fatores como qual instituição escolher, análise das taxas de juros, valores, tempo de pagamento ainda são barreiras para muitas pessoas na hora de optar por uma linha. 

Muitas vezes, uma escolha errada por comprometer o orçamento e levar ao endividamento. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), no mês passado, o endividamento dos brasileiros subiu e chegou a 67,5%, maior índice da série história, iniciada em janeiro de 2010. O indicador considera dívidas e compromissos assumidos com cheque, cartão de crédito, limite da conta bancária (cheque especial), carnês de loja, prestações de carro e os empréstimos pessoais. 

Por conta da demanda por informações sobre o tema, o Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP elaborou um  curso específico, com orientações gratuitas e on-lien, o "Simulação de empréstimos e bens capitais pelos métodos SAC e Price" visa esclarecer conceitos e sistemas.  

Organizado pelas professoras Kátia Andreia Gonçalves de Azevedo, Maria Aparecida Bená e Flávia Devechio Providelo Meirelles, todas da FFCLRP, o curso vai facilitar a tomada de decisão pelo Sistema de Amortização Constante, onde o pagamento realizado em parcelas iguais com prestações e juros decrescentes, ou pelo Sistema Amortização Francês, também conhecido como Tabela Price, que consiste em um número de parcelas com valores iguais.

As organizadoras do curso contam que a ideia é incentivar os participantes a utilizarem os dois sistemas para simular os diferentes cenários que suas opções de empréstimos podem ocasionar. Serão utilizadas informações como o valor do capital a ser financiado, a  porcentagem que o banco ou o agente financiador oferece e o número de parcelas, para a partir do resultado serem tomadas as decisões. Afirmam que, “o aprendizado de simuladores será uma bagagem de grande valia para os profissionais de cursos técnicos e alunos de graduação durante a atuação no mercado de trabalho”. 

Gratuito e aberto ao público, o curso on-line terá duração de dez horas e será realizado de 29 de setembro a 27 de outubro, sempre às terças-feiras, das 14 às 16 horas, na plataforma Google Meet. O link para as aulas será enviado após as inscrições, que vão até o dia 27 de setembro, no Sistema Apolo para público da USP. Os demais interessados devem enviar nome, RG, CPF, número telefônico e e-mail para [email protected]

Outras informações: [email protected].

 

*Com informações do Jornal da USP / Tainá Lourenço


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: