Em 2015, metro quadrado desvaloriza em Ribeirão Preto

Em 2015, metro quadrado desvaloriza em Ribeirão Preto

Preços caíram em média 8,5%; Grande oferta por apartamentos é um dos principais motivos

O valor médio do metro quadrado em Ribeirão Preto diminuiu em 8,5% no ano de 2015, segundo pesquisa da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace). A variação nos bairros é de até 30% para cima ou para baixo.

No ano passado, o valor médio do metro quadrado no município foi de R$ 4.150 para R$ 3.800, devido a uma grande oferta de imóveis, principalmente de apartamentos, já que o valor das casas cresceu de acordo com a inflação acumulada no ano ou permeceneu estável.

“A importância desse segmento na economia ribeirãopretana na geração de emprego e renda também ajuda a entender as dificuldades econômicas enfrentadas pelo município. Este é um canal que mostra como as dificuldades na economia nacional refletem na economia do município”, destacam os economistas responsáveis pelo estudo.

Entre os bairros, há grande discrepância no comportamento dos preços, mesmo em uma mesma região do município. A zona oeste reflete este fato e se destaca pelas maiores valorizações e desvalorizações apresentadas nos últimos doze meses.

A Vila Monte Alegre apresentou valorização de 29,3% - Jardim Pedra Branca (28,2%), Jardim Antonio Palocci (26,9%) também apresentaram valorização. Já o Jardim Paulo Gomes Romeo teve desvalorização de 32,8%, enquanto o Portal do Alto (-30,2%) e o Parque Residencial Cidade Universitária (-27%) também apresentaram diminuição nos valores no último ano.

Foto: Ibraim Leão

 

Compartilhar: