Expectativa do consumidor cresce em Ribeirão Preto

Expectativa do consumidor cresce em Ribeirão Preto

Pesquisa da Acirp indica aumento na intenção de compras dos ribeirãopretanos

A Pesquisa de Intenção de Compra dos Consumidores (Picc) e o Índice de Expectativas dos Consumidores (IEC), da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), apontaram um aumento de 1,8 pontos na expectativa do consumidor ribeirãopretano, passando de 66,3 em novembro de 2016 para 68,1 pontos em fevereiro deste ano.

O índice demonstra um acréscimo de 10,6 pontos comparado ao mês de fevereiro de 2016. Segundo o responsável pela pesquisa, o economista Gabriel Couto, o resultado mostra uma lenta continuidade da trajetória de recuperação da confiança dos consumidores da cidade, que se iniciou em novembro de 2015.

A perspectiva da melhora em relação à área de emprego também cresceu em fevereiro deste ano, passando de 29,7% para 51,9% comparado ao mesmo mês de 2016. A esperança de melhora financeira da família também apresentou um aumento de 19%, subindo de 47,9% para 66,9% no período.

De acordo com a pesquisa, a grande barreira para a expansão do consumo são as dívidas das famílias ribeirãopretanas. A pesquisa aponta que cerca de 37% dos entrevistados possuem contas em atraso, e mais de 75% declararam não ter recursos para investimento. Para o economista, as liberações dos recursos do FGTS podem ajudar a sanar este quadro, mas uma melhora mais permanente passa pela recuperação do mercado de trabalho.


Foto: Pixabay

Compartilhar: