Páscoa 2016: Expectativa é de aquecimento do varejo 

Páscoa 2016: Expectativa é de aquecimento do varejo 

Marcas como Caracol e Cacau Show apostam em novos produtos para aumentar as vendas no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto

A Páscoa criará quase 30 mil vagas em todo Brasil neste ano. Em Ribeirão Preto, no Shopping Iguatemi, é esperado que a venda seja 20% maior em algumas docerias. Mesmo com alta no preço do chocolate, novidades podem espantar a crise dos consumidores na hora da compra. 

Este ano, a previsão é a contratação de 10% a mais de funcionários que 2015. É o que apontam os dados da Associação Brasileira de Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). “A Páscoa brasileira é uma das maiores do mundo, portanto, o investimento da indústria em inovações que atendam o mercado cada vez mais exigente é grande”, comenta o vice-presidente, Ubiracy Fonseca.

Serão mais 29 mil empregos temporários no Brasil para atender à demanda. A aposta é em produtos com detalhes que fazem a diferença: linhas infantis, trufadas, premium e com maior porcentagem de cacau. 

À frente da Cacau Show do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, os empresários Fabiana e Marcello Lima já registraram alta na procura pelos chocolates mesmo com mais de 30 dias de antecedência da Páscoa. “Com uma semana de lançamento da campanha notamos que os clientes estão comprando, seja para consumo próprio ou para presentear, o que não aconteceu o ano passado quando, nesta época, os clientes ainda estavam apenas pesquisando sobre valores, tamanhos e variedades”, conta Fabiana.

Marcello conta que espera um aumento de 20% nas vendas comparado a 2015. “Estamos com uma linha bem forte e diferenciada com valores que variam entre R$ 12,90 um ovo de 80 gramas a R$ 254,90 o maior de 2,8 quilos, que atende a todos os gostos e estilos, nas mais variadas ocasiões”, diz. 

Para esta edição, a marca apresenta a expansão da linha Bendito Cacao, com matéria-prima originária da fazenda do Espírito Santo, com três novas versões e uma com 65% de cacau, além dos ovos trufados da linha Dream Sobremesa com o Petit Gateau, a linha infantil La Creme Kids com 28% de leite, entre outras. No total, serão mais de 50 novidades. 

A expectativa do shopping também é que os consumidores sejam atraídos pelas novidades, como na Caracol Chocolates – com unidade no Shopping Iguatemi.  “Nesta Páscoa preparamos itens especiais que vão além dos tradicionais ao leite, branco e trufados. Serão mais de 15 tipos diferentes, entre eles, Diet, sem lactose e ovo de colher no sabor brigadeiro”, explica Juliana Gardenghi, gerente da Caracol. 

Outra loja do local que aposta no diferencial é a Kopenhagen. Este ano, além de embalagens e ovos especiais, a marca ganha uma nova aliada: a grife Le Lis Blanc. Na compra do Ovo Fashion de 250g ao leite, os clientes saem com uma nécessaire exclusiva. 

O Iguatemi Ribeirão Preto ainda oferece outras opções que estarão com produtos especiais e novidades diferenciadas para a temporada, como por exemplo: Le Sofiah e Lojas Americanas. 

Entre os primeiros 

O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha, com consumo per capita de 2,5 kg/ano.

Em 2015, a Páscoa foi a responsável pelo acumulado de 19,7 mil toneladas de chocolate produzidas pela indústria e chocolaterias, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos de Páscoa em todo o País. “O total ficou estável se comparado a 2014, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento. O volume de 2016 ainda não está fechado, pois as indústrias ainda estão produzindo os Ovos de Páscoa e outros produtos de chocolate”, afirma o vice-presidente de chocolate da ABICAB, Ubiracy Fonseca.


Foto: Arquivo Revide

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