
Páscoa e período de montagem da Agrishow devem impulsionar vendas de abril no Comércio de Ribeirão Preto
Segmentos de artigos para festas, chocolates, doces, supermercados, peixarias, armarinhos, papelaria, hotelaria, restaurantes e bares, devem receber maior movimentação
Depois de registrar queda no mesmo período do ano passado, o comércio de Ribeirão Preto tem motivos para ficar um pouco mais otimista em abril de 2025. De acordo com um levantamento do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), feito por meio do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), a expectativa é de crescimento entre 1% e 3% nas vendas do mês.
Mesmo sendo uma alta modesta, ela marca uma recuperação em relação a abril de 2024, quando o varejo da cidade encolheu 2%. Segundo os especialistas, dois fatores principais ajudam a puxar esse resultado: a Páscoa e os preparativos para a Agrishow, uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina.
Páscoa deve aquecer setores tradicionais
A tradicional data religiosa, que costuma movimentar o comércio de chocolates e itens para celebrações em família, segue com potencial. Produtos como ovos de Páscoa, chocolates, artigos para festas, papelarias, supermercados e peixarias devem sentir o impacto positivo da data.
Mas, segundo uma pesquisa nacional da CNC (Confederação Nacional do Comércio), a expectativa é de uma leve queda nas vendas de Páscoa em 2025, com recuo de 1,4% em relação a 2024. Ainda assim, Ribeirão Preto pode ter desempenho um pouco melhor. O motivo? A cidade atrai consumidores de toda a região, funcionando como um centro de compras para os municípios vizinhos.
O levantamento do CPV estima que 60% dos consumidores de Ribeirão devem comprar ovos de Páscoa este ano — um número acima da média nacional, que é de 52%. O valor médio por ovo gira em torno de R$ 59. Porém, o preço alto continua sendo o principal fator que pesa na decisão de compra. Segundo a CNC, os produtos ligados à Páscoa ficaram, em média, 7,4% mais caros em 2025, com destaque para a alta do cacau no mercado internacional. O aumento de preços nos ovos de chocolate chega a quase 19%, o maior dos últimos 13 anos.
Agrishow movimenta economia local
Outro ponto que ajuda a movimentar a economia local em abril é a montagem da Agrishow, que começa oficialmente no dia 28. A feira, que deve atrair cerca de 220 mil visitantes e movimentar até R$ 15 bilhões em negócios, também tem impacto direto no comércio da cidade.
De acordo com dados da organização, baseados em levantamentos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, a Agrishow deve injetar R$ 500 milhões na economia de Ribeirão e região. O gasto médio estimado por visitante é de R$ 1.100. Isso aquece setores como hotéis, aluguel de imóveis por temporada, bares, restaurantes, postos de combustíveis, conveniências, lojas de ferramentas e muito mais.
“Comerciantes se beneficiam da chegada de profissionais e empresas de outras cidades e até de outros estados, que consomem mais durante esse período”, explica Diego Galli Alberto, coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.
Loja de rua mais acessível, mas cenário nacional ainda pesa
Outro fator positivo citado pelos lojistas é a liberação de ruas que estavam interditadas por obras dos corredores de ônibus. Com mais vagas de estacionamento e acesso liberado em regiões movimentadas, como o centro e grandes avenidas comerciais, o fluxo de consumidores tende a melhorar.
Os shoppings também se preparam para o aumento no movimento durante a Agrishow, quando o público da feira costuma aproveitar a estrutura da cidade para compras, refeições e lazer.
Apesar disso, o cenário nacional ainda impõe desafios. Alta na inflação, juros elevados, inadimplência e o endividamento das famílias ainda afetam o poder de compra do consumidor.
“O cenário macroeconômico continua complicado. A população está com o orçamento apertado, o que limita muito as compras. Por isso, o crescimento previsto é pequeno. Ainda assim, se conseguirmos encerrar o mês sem queda nas vendas, já será motivo para comemorar”, avalia Galli.
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