Presidente da Acirp diz que Black Friday trará resultados melhores neste ano
Segundo Dorival Balbino, resultados serão superiores aos últimos dois anos
A Black Friday de 2022 deve trazer resultados melhores que os obtidos nos últimos dois anos, aponta Dorival Balbino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).
“Tanto pelo fim do ciclo de fechamentos do comércio ocorrido na pandemia quanto pelo aumento dos empregos na cidade. Vale destacar que a taxa de desemprego caiu de 14,2% para 9,3% no comparativo do último trimestre deste ano com o de 2021. É um cenário otimista e que de imediato tem trazido uma circulação maior de capital”, explica Balbino.
Apesar de haver um endividamento alto das famílias em 2022, o presidente da Acirp diz que as expectativas são positivas, pois justamente por esse fato que a campanha deve se destacar em relação a outras datas.
"Como é um momento de foco nos preços baixos, o consumidor consegue suprir necessidades com menor custo. Um levantamento que fizemos com os associados este mês por meio do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp mostrou que 64% dos lojistas entrevistados têm boas ou ótimas expectativas para o final de ano em Ribeirão Preto", comenta.
Empresas das categoriasde moda, acessórios, calçados, celulares, eletrônicos e serviços são aquelas quemais farão promoções na Black Friday e no Natal. O ticket médio por cliente deve ficar em torno de 150 e 300. Esses dados foram levantados por questionário virtual com amostra com margem de erro de 10 considerando o intervalo de confiança, que é de 95, apresenta o presidente.
Estratégia
Neste ano, a estratégia da Acirp tem sido focar na educação dos empresários para que possam de fato aproveitar a Black Friday.
“Temos uma programação permanente ao longo do ano que inclui todas as datas importantes do varejo. Por meio dos nossos núcleos setoriais, do ACI Educa e de parcerias com o Sebrae Aqui e Senac, temos promovido cursos, palestras, workshops e encontros, segmentados ou gerais, de formação e atualização ao longo de todo ano. Tivemos, por exemplo, no último dia 17, a palestra ‘Estratégias do marketing digital para as vendas de final de ano’, que foi gratuita e aconteceu de forma presencial na nossa sede no Centro”, afirma Dorival.
Para fevereiro de 2023, que é quando o comércio e os serviços precisam de fato se programar para o próximo calendário anual, a Acirp abriu turmas da Escola de Vendas, que contará com 15 encontros noturnos para quem quer mesmo fazer o negócio decolar, com planejamento. A agenda com as oportunidades pode ser consultada no site da Acirp.
Cuidados na Black Friday
De acordo com o Balbino, é importante que durante eventos como este os consumidores não deixem para pesquisar e decidir sobre os produtos na última hora.
“Saber exatamente qual o produto e conhecer os preços dele nos últimos 60 dias é primordial, tanto para conseguir comprar com agilidade, evitando ficar sem, quanto para ter consciência de que é um bom negócio. Para compras on-line, é importante ainda escolher sites conhecidos, com boas avaliações de usuários e ficar atento ao valor do frete e dos juros no parcelamento, para ter certeza de que o desconto vale a pena. Na hora de pagar, a dica é usar um cartão de crédito virtual temporário, que muitos bancos já disponibilizam aos clientes por meio de aplicativo”, conclui.
Leia mais:
Saiba como se preparar para a Black Friday
Foto: Revide