Receita libera consulta aos lotes até quinta-feira, 10

Receita libera consulta aos lotes até quinta-feira, 10

Quem não for contemplado deve ficar atento na "malha fina"; Veja como corrigir possíveis erros

Os contribuintes que ainda não tiveram a restituição liberada devem ficar atentos ao site da Receita Federal, pois até esta quinta-feira, 10, será divulgada a consulta ao sétimo e último lote das devoluções do Imposto de Renda 2015.  As consultas poderão ser realizadas no site da Receita Federal.

Quem não estiver neste lote, e nenhum dos anteriores, está automaticamente na "malha fina do leão", ou seja, terá sua declaração retida para nova análise. Caso isso aconteça, o indivíduo deverá averiguar e corrigir possíveis erros na declaração apresentada.  Os demais receberão o dinheiro até a próxima terça-feira, 15, em sua conta corrente.

Malha Fina

Se a declaração cair na malha fina, o indivíduo, em primeiro lugar, deverá checar as informações por meio do extrato do imposto de renda, disponível no site da Receita, através do Centro Virtual de Atendimento, e assim conseguirá saber quais são as pendências que foram encontradas.

Para ter acesso ao extrato, o contribuinte deverá gerar um código, disponibilizado pela própria Receita Federal. Veja passo a passo aqui.
 
Após descobrir quais as pendências encontradas na declaração, será possível enviar outra retificada à Receita Federal. Quando a situação for esclarecida, caso o cidadão tenha direito à restituição, ele será incluído nos lotes residuais.

Para quem caiu na malha fina, mas não encontrou nenhum erro na declaração, poderá aguardar ser chamado pela Receita Federal para apresentar os documentos que confirmem que tudo foi feito corretamente. Nesse caso, não será preciso mandar a declaração retificada.

O contribuinte também pode agendar o atendimento, sem ter a necessidade de aguardar ser chamado. Se o caso for julgado pela Leão como errado, será cobrado o imposto com uma multa com 75%, além dos juros da taxa Selic.
 

Foto: USP Imagens

Compartilhar: