Ribeirão Preto ganhou 24 novos microempreendedores por dia em 2019
O segmento de beleza, principalmente cabeleireiros, é um dos que tem mais MEIs inscritos na cidade

Ribeirão Preto ganhou 24 novos microempreendedores por dia em 2019

Dados do MEI mostram crescimento de 24% no total de inscrições no programa na cidade

Em 2019, 24 empreendedores entraram, por dia, para o mercado formal de Ribeirão Preto por meio do programa Microempreendedor Individual (MEI). E média, com base nos dados do Governo Federal, mostra o potencial do mercado empreendedor na cidade, o quarto maior do Estado de São Paulo. Depois da capital e das cidades de Guarulhos e Campinas, Ribeirão Preto é o município com mais MEIs inscritos em atividade do estado: 45.311.

A alta em relação ao registrado em 2018 foi de 24%, na média do registrado em todo o Estado de São Paulo. Ao todo, são 2.540.259 MEIs no estado.

Segundo o economista Edgard Monforte Merlo, professor da FEA-RP/USP, a formalização da atividade microempreendedora  é muito importante, pois os empregos e a renda gerados passam a contribuir com a arrecadação dos impostos municipais, e consequentemente, com o desenvolvimento da economia local. "Ribeirão Preto tem se destacado nesse mercado porque tem uma renda potencial”, explica.

Praticamente a metade das inscrições do MEI são de empreendedoras. As mulheres representam 48% do mercado do microempreendedorismo de Ribeirão Preto. 

Em relação aos setores de atuação, os de cabeleireiros, 4.094 MEIs, e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, 3 mil, são os que concentram a maioria dos empreendedores na cidade. "Ribeirão tem essa perfil econômico, comércio e serviços se destacam como áreas de atuação no mercado", diz o economista. Área como promoção de vendas (2.033), logística (1.052), serviços ambulantes de alimentação (1.531) e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (1.126) também se destacam como áreas de atuação dos MEIs na cidade. São cerca de 330 áreas de atuação registradas na cidade dentro so programa. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: