Ribeirão Preto recebe caravana do empreendedorismo para mulheres
Entre os assuntos do evento estão as linhas de créditos exclusivas para o público feminino

Ribeirão Preto recebe caravana do empreendedorismo para mulheres

Evento conta com representantes do programa Desenvolve SP e Secretaria de Políticas para Mulheres

Nesta terça-feira, 4, Ribeirão Preto recebe uma caravana para fomentar o empreendedorismo feminino na cidade, através do programa Desenvolve SP, que criou o programa Desenvolve Mulher, pelo qual são oferecidas linhas de crédito especiais para mulheres que desejam empreender. O evento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 10h.

 

A vinda da caravana ficou acertada depois de uma reunião da secretária municipal de Assistência Social, Glaucia Berenice, no gabinete da secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes.

 

Lançado em março deste ano, o Desenvolve Mulher é uma linha de crédito elaborada especialmente para atender mulheres empreendedoras. A Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, viabilizou a liberação de R$ 50 milhões para financiar projetos de investimento.

 

As linhas têm juros que variam de 2% a 6% ao ano, mais Selic, e têm carência de 36 meses e até 120 meses de prazo para pagamento. Para ser elegível a receber o crédito, a empresa deverá ser administrada por uma mulher. Além disso, a Desenvolve SP poderá consultar a classificação de risco da empresa.

 

Mulheres administradoras de micro e pequenas empresas contarão com crédito pré-aprovado de até R$ 200 mil. Além disso, na hipótese de liberação de financiamento para compra de equipamentos ou reforma de comércio, por exemplo, 30% desse recurso poderá ser destinado a capital de giro para impulsionar o negócio.

 

Desenvolve Mulher Sustentável

 

A linha Desenvolve Mulher Sustentável dispõe de taxas ainda menores para o financiamento de projetos de sustentabilidade como compra e instalação de placas solares, melhoria de sistema de iluminação (energia fotovoltaica), substituição de equipamentos movidos a combustível fóssil por dispositivos com energia limpa, além de projetos de eficiência energética em geral. A linha Desenvolve Mulher Sustentável tem juros a partir de 2% até 4% ao ano, acrescidos de Selic, 36 meses de carência e até 120 meses para o pagamento.

 

Segundo a secretária Sonaira Fernandes, muitas mulheres que perderam o emprego durante a pandemia de Covid-19 passaram a empreender como maneira de se sustentar. Por isso, a linha especial de financiamento vem ao encontro das necessidades deste público. “Os anos da pandemia trouxeram uma grande perda às mulheres no mundo do trabalho. Segundo dados que temos, sempre que empregador precisava dispensar alguém, a mulher era colocada em primeira opção. Muitas empreendedoras sofrem com as dificuldades do dia a dia”.

 

Glaucia Berenice comenta a missão deste programa. “Será uma oportunidade especial para quem quer empreender e precisa fazer isso para manter as finanças em dia ou até mesmo sustentar toda a família. As facilidades dos créditos tendem a dar esse apoio inicial que tantas mulheres precisam neste momento”, conclui.

 

Estão presentes representantes do Sebrae, Desenvolve SP, Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento.

 


Freepik

Compartilhar: