Ribeirão Preto registrou 1,5 mil emplacamentos de veículos novos em janeiro
Ao todo, foram emplacados 170 caminhões em janeiro de 2020, recorde dos últimos dois anos na cidade

Ribeirão Preto registrou 1,5 mil emplacamentos de veículos novos em janeiro

Mercado de automóveis começou o ano em ritmo mais lento, mas setor de caminhões foi destaque com recorde de vendas

O segmento de veículos novos em Ribeirão Preto começou o ano em ritmo mais lento, em relação ao registrado em janeiro de 2019.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 1.521 unidades zero quilômetro emplacadas no mês passado entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos. No mesmo período do ano passado, foram 2 mil unidades vendidas na cidade.

A queda de 24% registrada no município foi bem mais acentuada da verificada no mercado nacional, que teve retração de 1,6% nas vendas no período.

Para o Presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho de janeiro foi resultado do maior volume de emplacamentos realizados em dezembro, aliado às consequências da implantação das placas Mercosul, em São Paulo, o que represou alguns registros nos últimos dias de janeiro. “Observamos, em janeiro, os reflexos da sazonalidade de compras, realizadas em dezembro, tipicamente, um mês muito forte, já que as marcas oferecem promoções antes do Natal. Além disso, a implantação das novas placas do Mercosul, em São Paulo, acabou represando a compra e emplacamentos veículos”, comentou Assumpção Júnior.

Em Ribeirão Preto, a queda nas vendas de carros novos em relação ao mês de dezembro foi de 20%.

Caminhões e comerciais leves

O destaque em vendas no mês de janeiro em Ribeirão Preto foi o setor de caminhões. Ao todo, foram emplacados 170 veículos novos do tipo, o maior volume de vendas dos últimos dois anos e um dos melhores desempenhos da série histórica da cidade divulgada pela Fenabrave.

Outro tipo de veículo que está ligado diretamente ao setor produtivo e de logística, o de comerciais leves, foi outro que registrou alta nas vendas em janeiro de 2020. Foram 171 unidades, contra 158 em janeiro e de 2019. Os ônibus também registraram leve alta de vendas em modelos novos em Ribeirão Preto, de 11 unidades em janeiro do ano passado, para 19 em 2020. Em dezembro do ano passado, apenas um ônibus zero quilômetro foi emplacado na cidade. 


Foto: Erik Witsoe/Unsplash

Compartilhar: