Vendas no Natal de 2017 devem crescer 1,5% em relação ao ano passado
Empregos temporários devem apresentar crescimento de 6% a 8% em Ribeirão Preto

Vendas no Natal de 2017 devem crescer 1,5% em relação ao ano passado

“Ainda não saímos da crise, mas ao contrário dos anos anteriores, desta vez estamos olhando para cima ao invés de para baixo”, diz economista

Economistas e lojistas estão otimistas para o Natal 2017 em Ribeirão Preto. Alguns apontam crescimento de até 1,5% nas vendas em relação ao ano passado e contratações variando entre 6% e 8% a mais do que em 2016.

Além disso, a chegada do 13º salário sempre representa um bom reforço financeiro no bolso dos consumidores, principalmente em um período em que tradicionalmente os gastos aumentam pelas celebrações de fim de ano. Ao mesmo tempo, serve como estímulo para o comércio, ajudando a alavancar as vendas.  

Leia mais
Ribeirão Preto terá outlet com 50 lojas que deve gerar 700 empregos diretos
Vendas no comércio de Ribeirão Preto têm queda em outubro

Para tanto, cinco em cada dez brasileiros que vão comprar presentes no Natal (49%) pretendem utilizar o 13º nas compras, sendo que 45% pretendem utilizar apenas uma parte e 4% todo o valor - é o que aponta pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Análise 

Para o economista do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), Marcelo Bosi Rodrigues, a expectativa do varejo é a melhor nos últimos dois anos. "A nossa expectativa é de um aumento de vendas em relação a 2016. Não é algo muito maior, mas já aponta certo crescimento. Acreditamos que o comércio vá fechar no azul", constata o economista ao analisar os anos anteriores.

“O ano de 2016 foi um ano estável em relação a 2015, contudo, 2015 foi um ano muito ruim. Já para 2017, estamos trabalhando na faixa de 1% a 1,5% de crescimento em relação a 2016”, comenta Bosi. O crescimento, ainda lento, já pode ser considerado um estímulo aos empresários. “Ainda não saímos da crise, mas, ao contrário dos anos anteriores, desta vez estamos olhando para cima ao invés de para baixo”, pondera.

Empregos

E não será apenas para os lojistas que as comemorações natalinas trouxeram bons frutos. Quem está à procura de um emprego temporário encontrará mais vagas no mercado. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Natal 2017 deve gerar a contratação de 73,1 mil temporários em todo o país.

Caso esse número de contratações se confirme, será a primeira vez depois de dois anos que o comércio registra aumento no número de empregados temporários para as festividades de fim de ano. Frente ao ano passado, haverá um avanço de 10%. Já para Ribeirão Preto, a estimativa não fica muito distante da média nacional. "Nossa expectativa é que haja crescimento nos postos de trabalho, algo em torno de 6 a 8% em Ribeirão Preto. Tudo isso devido aos funcionários temporários, que, em alguns casos, acabam sendo efetivados em janeiro”, explica Bosi.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: