Alunos de Ribeirão Preto conquistam 4º lugar em etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos de Ribeirão Preto conquistam 4º lugar em etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do Colégio Marista Champagnat conquistam destaque em competição que estimula o uso de tecnologia e raciocínio lógico na educação básica

Estudantes do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto, ficaram em quarto lugar nas categorias Nível 1 e Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em sua estreia na competição. A etapa regional da modalidade prática foi realizada em junho e reuniu mais de 70 equipes formadas por alunos do ensino fundamental, médio e técnico. Os participantes foram desafiados a desenvolver robôs autônomos capazes de cumprir tarefas pré-definidas, exigindo conhecimentos em programação, lógica e engenharia.
 

As equipes do colégio foram compostas por alunos entre 11 e 15 anos, que integraram um clube de robótica criado especialmente para a competição. A preparação, de acordo com o analista de tecnologia educacional da instituição, Bruno Vicente Moraes, envolveu formações introdutórias sobre componentes eletrônicos, lógica de programação e simulações dos desafios propostos pela OBR. “A maioria dos alunos teve o primeiro contato com essas tecnologias durante o processo de preparação. Apesar do tempo curto, os estudantes conseguiram desenvolver robôs autorais e responder aos desafios técnicos propostos pela competição”, explicou.

 

Durante a etapa regional, os alunos enfrentaram situações que exigiram tomada rápida de decisões e trabalho em equipe. Um dos obstáculos foi a diferença entre os equipamentos utilizados nos treinos e os encontrados nas mesas oficiais de prova. “Os alunos precisaram recalibrar sensores e ajustar o sistema em cerca de dois minutos antes do início da rodada oficial, o que exigiu controle emocional e colaboração”, destacou Moraes.

 

As atividades de robótica vêm ganhando espaço no ambiente escolar. Segundo dados do IBGE (2022), cerca de 26,7% das escolas brasileiras já oferecem algum tipo de conteúdo relacionado à robótica. Educadores avaliam que a participação em torneios como a OBR contribui para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e solução de problemas.

 

Com o bom desempenho na competição, o Colégio Marista anunciou a continuidade do clube de robótica como atividade regular no calendário escolar. Está prevista ainda para o segundo semestre a inauguração de um espaço maker na instituição, com recursos como impressoras 3D e máquinas de corte a laser, voltados à realização de projetos interdisciplinares.

 

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica

 

Criada com o objetivo de incentivar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia, a Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das maiores competições educacionais do país. Dividida em modalidades teórica e prática, a OBR é voltada a estudantes do ensino fundamental ao médio. A final nacional da edição de 2025 está programada para acontecer em outubro, na cidade de Vitória, Espírito Santo.


Foto: divulgação

Compartilhar: