
Alunos de Ribeirão Preto conquistam 4º lugar em etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Estudantes do Colégio Marista Champagnat conquistam destaque em competição que estimula o uso de tecnologia e raciocínio lógico na educação básica
Estudantes do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto, ficaram em quarto lugar nas categorias Nível 1 e Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em sua estreia na competição. A etapa regional da modalidade prática foi realizada em junho e reuniu mais de 70 equipes formadas por alunos do ensino fundamental, médio e técnico. Os participantes foram desafiados a desenvolver robôs autônomos capazes de cumprir tarefas pré-definidas, exigindo conhecimentos em programação, lógica e engenharia.
As equipes do colégio foram compostas por alunos entre 11 e 15 anos, que integraram um clube de robótica criado especialmente para a competição. A preparação, de acordo com o analista de tecnologia educacional da instituição, Bruno Vicente Moraes, envolveu formações introdutórias sobre componentes eletrônicos, lógica de programação e simulações dos desafios propostos pela OBR. “A maioria dos alunos teve o primeiro contato com essas tecnologias durante o processo de preparação. Apesar do tempo curto, os estudantes conseguiram desenvolver robôs autorais e responder aos desafios técnicos propostos pela competição”, explicou.
Durante a etapa regional, os alunos enfrentaram situações que exigiram tomada rápida de decisões e trabalho em equipe. Um dos obstáculos foi a diferença entre os equipamentos utilizados nos treinos e os encontrados nas mesas oficiais de prova. “Os alunos precisaram recalibrar sensores e ajustar o sistema em cerca de dois minutos antes do início da rodada oficial, o que exigiu controle emocional e colaboração”, destacou Moraes.
As atividades de robótica vêm ganhando espaço no ambiente escolar. Segundo dados do IBGE (2022), cerca de 26,7% das escolas brasileiras já oferecem algum tipo de conteúdo relacionado à robótica. Educadores avaliam que a participação em torneios como a OBR contribui para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e solução de problemas.
Com o bom desempenho na competição, o Colégio Marista anunciou a continuidade do clube de robótica como atividade regular no calendário escolar. Está prevista ainda para o segundo semestre a inauguração de um espaço maker na instituição, com recursos como impressoras 3D e máquinas de corte a laser, voltados à realização de projetos interdisciplinares.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica
Criada com o objetivo de incentivar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia, a Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das maiores competições educacionais do país. Dividida em modalidades teórica e prática, a OBR é voltada a estudantes do ensino fundamental ao médio. A final nacional da edição de 2025 está programada para acontecer em outubro, na cidade de Vitória, Espírito Santo.
Foto: divulgação