Comissão de Justiça da Câmara dá parecer contrário ao Plano Municipal de Educação
Texto da Prefeitura de Ribeirão Preto não chegou nem ao plenário da Câmara

Comissão de Justiça da Câmara dá parecer contrário ao Plano Municipal de Educação

Em reunião na quinta-feira, 2, vereadores entenderam que projeto é inconstitucional

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto deu parecer contrário ao Plano Municipal de Educação (PME) enviado pela prefeitura. Para ir à votação e ser aprovado pelos vereadores, o plano precisa ter parecer favorável da CCJ.

O relator do PME, o vereador Isaac Antunes (PR), argumentou que o projeto é inconstitucional e apresenta irregularidades como, por exemplo, não definir de forma impositiva as regras e ações a serem implantadas pelo município.

Em reunião na quinta-feira, 2, três integrantes da CCJ acompanharam a decisão do relator: os vereadores Mauricio da Vila Abranches (PTB), Marinho Sampaio (MDB) e Dadinho (PTB). Maurício Gasparini (PSDB), que também faz parte da CCJ, não participou da reunião.

A discussão sobre o plano é arrastada desde a gestão da ex-prefeita Dárcy Vera. Na ocasião, o PME chegou a ser enviado para a Câmara em 2017, porém, foi devolvido ao Governo, pois foi identificado que o material carecia de pareceres técnicos das Secretarias da Fazenda e dos Negócios Jurídicos.

Segundo Antunes, a feitura do plano ouviu o conselho municipal de Educação. "Esse conselho é fundamental para o desenvolvimento do plano porque vivem o dia a dia e sabem as necessidades educacionais dos alunos."

Para o professor e diretor estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Fábio Sardinha, a CCJ foi "feliz na decisão". "A Comissão ouviu as partes e fez justiça, garantindo que o Conselho seja ouvido", declarou. Sardinha também mencionou que o Conselho não teve tempo para encaminhar parecer porque a prefeitura conduziu o PME no recesso de janeiro.

Com a decisão, o Plano Municipal da Educação será devolvido para o Executivo. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) pode acatar a recomeçar todo o processo ou reenviar o mesmo Plano para o Legislativo e tentar conseguir mudar a decisão dos parlamentares. O Executivo informou que o parecer está sendo analisado, e que na próxima semana terão uma resposta do que será feito.


Foto: Divulgação /CCS

Compartilhar: