Secretaria espera por Plano Municipal da Educação de Ribeirão Preto até junho
Especialista acredita que vai faltar tempo para discussão do Plano das metas propostas pela população

Secretaria espera por Plano Municipal da Educação de Ribeirão Preto até junho

Pasta afirma que Plano está passando por revisão

Ainda com as datas para o início das aulas na rede municipal de Educação em Ribeirão indefinidas, o município começa 2018, também, sem o Plano Municipal da Educação. A Secretaria da Educação espera que ele seja apresentado até o mês de junho.

O Plano, que foi elaborado pela gestão da ex-prefeita Dárcy Vera, chegou a ser enviado para a Câmara Municipal, porém, o projeto foi enviado novamente ao Governo, em abril do ano passado, pois foi identificado que o material carecia de pareceres técnicos das Secretarias da Fazenda e dos Negócios Jurídicos.

Atualmente, segundo a secretaria, o Plano Municipal da Educação está sendo revisado, por uma equipe da Secretaria da Educação e da Prefeitura por meio da Comissão de Estudos do Plano Municipal de Educação. A previsão é de que esteja pronto em junho, quando deverá ser encaminhado para discussão na Câmara Municipal.

Para a pedagoga, linguista e pesquisadora em educação, Elaine Assolini, blogueira no Portal Revide, isso prejudica uma uniformidade nas metas que o ensino em Ribeirão Preto deva atingir para crescer de patamar.

A pedagoga explica que a educação do município precisa avançar em pontos como alfabetização infantil, leitura, escrita e o aumento de vagas na educação infantil.

“Essa demora está se estendendo. Já deveria estar se organizando equipes de trabalho para mobilizar grupos de professores, gestores e pessoas da sociedade para discutir as propostas. Porque se não mobilizar esses grupos, vamos ficar sem tempo para se discutir o plano, e as decisões vão ser tomadas de afogadilho”, comenta Elaine.

Início das aulas

Enquanto isso, ainda segue indefinido o início das aulas na rede municipal. Segundo a Educação, o atraso se deve a demora na atribuição das aulas dos professores, que sofreu um impasse em dezembro, após a falta de definição de uma decisão judicial. Todavia, a pasta garante que todos os alunos da rede receberão o kit escolar e as bermudas do uniforme no início das aulas, porém, a camisa ficará para o fim de fevereiro.


Foto: Diogo Moreira | A2img

Compartilhar: